domingo, 9 de junho de 2013

Cittá América!

Postando email com foto e video, para nao deixar dúvidas! Nós, do Maes de Felinos, já auxiliamos esses felinos de forma individual (nao somos protetores)  e através de alunos e clientes.  O ator Paulo Silvino também esteve no local para alimentar os gatinhos e é claro que contra um homem famoso, o shopping nada fez.

A você, que passa por lá, que trabalha lá, leve um pouco de comida, de água. Tire fotos. Adote um deles. Cole um pedaco de papel A4 escrito "neste shopping matam gatinhos de fome". Proteste.

Crueldade tem limite. A veterinária do local nunca furtou-se a ajudar o shopping. Poderia-se fazer uma feira de animais, como sugerimos em email, há uns dois anos. Mas nao. Bonito mesmo, na cidade da Copa e das Olimpíadas, no shopping abandonado, é matar de fome. Claro.

Os lojistas que se preparem. Existe muita gente BOA que mora na Barra da Tijuca. E essa gente BOA nao vai mais frequentar o ser shopping. Bom momento para outros shoppings oferecerem a mao amiga e fazerem a feira de adocao, para atrair a gente decente do bairro para outros locais. Ou para os lojistas pedirem medidas que nao sejam covardes e baixas, como há tempos foi o veneno e agora, a fome.

Segue o email.

**********************
Rômulo Caldas Braga  
Enviado: Sáb 8/06/13 10:12 
Prioridade: Normal 
Assunto:
PROTETORA IMPEDIDA DE ALIMENTAR GATOS EM SHOPPING DA BARRA

Ontem fui surpreendido por uma cena insólita em meu caminho: três seguranças e um administrador falavam com voz alta para uma senhora e montavam guarda bem de perto para impedi-la de alimentar gatinhos do shopping Citta America na Barra. Como se ela estivesse cometendo crime contra o patrimônio, o alimento foi jogado fora por eles e a pm foi chamada. Uma gatinha menos tímida lambia uma bacia vazia e, frustrada, esperava saciar sua fome com algum resíduo deixado.


O carro da policia e dois policiais que chegaram nos retiveram, pediram identificação, anotaram todos os dados e recomendaram que ela não retornasse ou a levariam à delegacia. Faziam seu trabalho, numa leitura simplista, já que foram solicitados ao local. Os funcionários do shopping, assim pensando, também faziam seu trabalho, recebendo ordens de impedir aquela ação humanitária. Legalmente e inclusive para os órgãos públicos, nada se pode fazer porque a área é privada e eles não são obrigados a manter animais em suas dependências. Parece simples...mas não é.


Sou veterinário, e acompanho a alguma distância o desenrolar dos fatos que ocorrem entre a administração desse shopping e um pequeno grupo de senhoras que tentam por seus próprios esforços, recursos, tempo e persistente trabalho de alimentar, "castrar", tratar e conseguir adoção para a colônia de gatos que vive no local há 4 anos. Elas não os colocaram lá, mas se dispõe voluntariamente a fazer caridade sob chuva ou sol, feriado ou dia-santo, inclusive resolvendo a situação para o próprio shopping. É uma abnegação, um ato de humildade e de entrega, que só por isso deveria ser louvável, mas se torna mártir quando precisa enfrentar constrangimento, assédio moral, brutalidade. Fiquei ali, observando como homens altos e fortes, alguns uniformizados, direcionando seus celulares para filmar a situação, levavam aquela pequena mulher a um vexame público e ainda reclamavam que tinham sido ameaçados por ela, hiperdimensionando uma situação que parecia inacreditável: ela queria alimentar os gatinhos mortos de fome!!

Policiais chamados, numa cidade repleta de violência, crimes e emergências... 6 homens juntos, parados, para conter uma... uma o que? protetora? Deus, como eu admirei essa mulher... Ela é muito mais forte que eu, que eles, que o shopping. Os gatos estão morrendo atropelados, estão famintos, doentes, mas ela não desiste. Ela vai enfrentar assim mesmo, temendo ser presa, intimidação física, moral, psicológica... há 4 anos!

Quem é o shopping que faz encontros de música para seus frequentadores mas distrata pessoas verdadeiramente respeitáveis e admiráveis com valores tão dignos como cuidar de um ser indefeso? Como me relacionar com pessoas que não conseguem negociar uma opção viável numa questão tão local, tão doméstica? É o shopping que vc frequenta, que vc trabalha?? E é você que reclama dos gatos soltos pra administração?! Ou não se posiciona, não fala nada, no máximo passa e olha, mas não vê a fome, o sofrimento e dura vida de quem luta pra viver ao relento.

"O que me preocupa não é o grito dos violentos, é o silencio dos bons". Martin Luther King

Rômulo Caldas Braga
medico veterinário
CRMV-RJ 4623


2 comentários:

Carol Leocadio disse...

Que situação absurda e vergonhosa. E ainda fazem a polícia perder tempo assustando uma senhorinha. Espero realmente que a população reaja a essa atitude desumana e irresponsável da administração do shopping. Sei que eu vou fazer a minha parte.

Anônimo disse...

Conheci o blog hoje e vi o post do Citta , fiquei chocada. Há anos vejo aqueles gatinhos por ali ( moro bem perto e costumava malhar na academia do shopping ). Não tinha ideia do que estava acontecendo. Escrevi uma nota para administração do shopping mostrando meu descontentamento e repúdio a postura do mesmo.
Mônica Azevedo