domingo, 4 de outubro de 2009

Tosse.

A queixa entre as mães é comum: - Não sei o que ele tem, tosse do nada. Outras dizem que ele tosse quando brinca muito. Ou ele tosse e vomita. A verdade é que muitas comentam, e poucas procuram saber o que realmente está acontecendo. O bebê vai indo e realmente às vezes a tosse some por si só.

Claro, se depois da tosse vem aquele charuto melequento, a tosse era anúncio de bolas de pêlo. Mas essa tosse é meio grolp, grolp e depois vem o presentão babado no meio da sala, quando não na nossa cama. Mas e quando a tosse é seca? E pior, e quando ela não some?

Pode ser a cardiomiopatia hipertrófica ou bronquite - que tem a alérgica e a causada por parasita. Também pode entrar na lista de causadores a dirofilariose. Pra descobrir o que é realmente, tem que ser feito o hemograma, pra ver se tudo está dentro dos valores de referência e radiografia torácica latero-lateral e ventro-dorsal. Ali podemos ver se há espessamento dos brônquios - que é ver se o pulmão está cheio, como se diz popularmente.

Se a tosse for úmida, pode ser rinotraqueíte. Mais uma vez, hemograma e um bom RX. Quando o vet faz a auscultação, dá pra ouvir chiar numa boa.

Tosse em gatos geralmente é problema bronco-pulmonar, mas não necessariamente ligado a um problema cardíaco. Os gatos desenvolvem pouco disturbios cardiacos primários. Por exemplo, a insuficiência cardíaca – e todos seus sintomas – geralmente tem como causa mais comum o hipertireoidismo. Os alérgicos geralmente têm pais FUMANTES ou tarados por perfume. Alguns tossem porque são viciados em peças de Playmobil ou qualquer coisa pequena o suficiente que dê tosse e um treco nos pais. Eles devem se divertir com isso.

O importante é levar seu(sua) filho(a) ao médico. Peça o raio X, o hemograma completo com observação e cultura do muco que aparecer na traquéia. Pra ver a dirofilariose, mais comum é o exame de sangue que pode inclusive avaliar o grau de infestação. Há exames complementares como radiografias, ultrassom cardíaco e ecocardiograma. Não deixe de levar ao médico, não deixe de perguntar. Médico que não responde é médico que não sabe....ou que não liga pros seus filhos, nem pra você! Fique de olho!

Fontes: vários sites de veterinária.

7 comentários:

.:WC:. disse...

Pô, que blog legal... :) só não entendi pq é voltado só pra mulheres que cuidam dos bichanos... até mais

Ms. Anabela disse...

Oiiiiiii!!!

É que tem mais mulher aqui que homens....hehehe...mas se vc ver, pedimos desculpas ao Othon - que é um paizão - e colocamos um cartaz à direita, escrito Best Cat Dad! :-)))

Beijoooo!

Andrea disse...

Nossa, achei pessoas iguais a mim!!! Sou mãe de quatro filhos - um meninão gostoso, todo branco e três lindas princesas da minha vida - duas siamesas e uma branca!!!
Eu os amo de paixão, são meus filhos de coração - acho que o amor incondicional deles é muito maior de que os seres humanos...
Grata por vocês existirem!!! Enfim encontrei um lugar de pessoas que também são mães e pais destas criaturas maravilhosas!!!!

Anônimo disse...

Que bom encontrar explicações compreensíveis e lógicas e a recomendação para consultar o/a veterinário/a e insistir nas respostas. Obrigada!!!

Anônimo disse...

LEGAL


Anônimo disse...

muito legal o blog...eu tenho cinco filhos...tres meninas e dois meninos...os amo de paixão...o blog é muito legal pois tiramos duvidas e conversamos com quem tbm tem filhos bichanos... bj

Walquiria Gomes disse...

Eu tenho dois bebesões enormes que acham mesmo que são crianças..a fêmea tem cara de vira-lata mas tem saúde de siamês (que era a mãe peluda dela) e o macho tem cara de fato de raça e um saude ferro bem vira lata haha..amei o blog e vou tomar vergonha e levar minha princesa pra ver a tosse pq eles tem medo de rua e nao saem de casa de jeito nenhum.