sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Enrofloxacina, atenção!!!

Mães e pais!!

Zanzando pela web, vi um caso de felino que foi ficando com a visão opaca, durante tratamento com antibiótico (Enrofloxacina). Esse antibiótico, apesar de usado há um tempão, pode sim causar cegueira. Leiam só - tirei daqui!

A enrofloxacina é um antimicrobiano de amplo espectro do grupo das fluorquinolonas, de grande uso em medicina veterinária, sendo ela, droga de escolha no tratamento de diversas doenças. Devido a sua intensa utilização nos gatos e, associada à mudança no esquema de administração e dose, têm-se descrito reações adversas as quais antes não eram observadas. A degeneração retiniana associada ao uso da enrofloxacina em gatos é descrita como sendo aguda, geralmente irreversível. È caracterizada por midríase e posterior cegueira. O exame oftalmoscópico revela degeneração difusa da retina, evidenciado pelo aumento da refletividade da zona tapetal e atenuação dos vasos sanguíneos da retina. Apesar do exato mecanismo da degeneração retiniana induzida pela enrofloxacina não estar bem esclarecida ainda, sugere-se que existam alguns fatores predisponentes como: altas doses da droga ou altas concentrações no plasma; infusão intravenosa rápida de enrofloxacina; longos períodos de tratamento; idade; exposição prolongada à luz solar durante o tratamento; interações medicamentosas e acúmulo da droga devido ao seu metabolismo alterado ou eliminação reduzida. Assim, controlando-se esses fatores, seria possível diminuir as chances da ocorrência de danos à retina felina.

Ou seja, o mau uso do antibiótico pode ser uma das razões. Mas como isso aconteceria? Fácil: vet não especialista em felinos. Eles usam a dosagem para cães, ou remédios mais adequados para cães (como o ketosteril) e aí a coisa fica feia mesmo. Existem opções, como as citadas em outro trabalho:

A oxitetraciclina (15 mg/kg/dia, BID, PO) ou o trimetropin-sulfadiazina (15-30 mg/kg, BID, PO) também podem ser utilizados como alternativa à enrofloxacina (Harcourt-Brown, 2004; Künzel et al.2008).

Conhecimento é poder! Confiram, passem adiante, adicionem mais informação!

31 comentários:

Carol Liôa disse...

hum.... como eles sabiam q a visão do gato tava opaca? vou gravar o nome desse remedio.

A. disse...

Carol, pelo que entendi, a aparência dele era de opaco, sabe como é?
Grave sim, faz um caderninho felino e anota essas coisas.

Bjos!

Marilia disse...

Nossa! Mas isso é grave!
Obrigada por nos deixar por dentro.
Vou colocar o link do teu blog no blog da lista gatos tá???
Um abração!

Marilia disse...

Esqueci - o link é http://listagatos.wordpress.com

Dona Mila disse...

Taí a importância do histórico! A enro é antibiótico de eleição para tratamento de infecções urinárias, muito comum em felinos. Mas assim como em "bichos-humanos", quando a doença é crônica / rescidivante, não adianta fazer n tratamentos com o mesmo antibiótico! Se o gatinho vive tendo cistites, o ideal é fazer um exame de urina (EAS + cultura e antibiograma) e uma ultrassonografia para avaliar espessura de parede e busca por cálculos, para que possamos proceder da melhor maneira!
Adorei a conscientização, Anabela.
:*

A. disse...

Repositório, muito obrigada pela força! Vou linkar vcs aqui tb!!
Beijos

Pois é, Mila, o que venho percebendo é que a galera vet tem ficado muito relapsa. Ruim pra gente, excelente pros bons médicos, que ficam com mtos pacientes - mas às vezes tantos que fica difícil dar conta direito!
Vem cá, não quer escrever alguma coisa pra gente postar aqui não?
beijos

Anônimo disse...

Todas as vezes que foi usado enrofloxacina injetável nos meus bichanos, surgiram feridas nos locais de aplicação. A vet informou que é muito comum isso acontecer em gatos. Mas são verdadeiros buracos, demora um tempão pra sarar. Por esse motivo a tempos que não permito que se use esse medicamento nos meus filhos. Agora sabendo desse problema, então, de jeito nenhum!!!!

Janete/Lara

Renata Porto disse...

Como é importante esse tipo de informação! Eu tenho um gato que quase morreu por uma medicação dada que é adequada para cães e tóxica para gatos. Ele passou 6 horas espumando a boca. Depois do ocorreido, o levei à uma veterinária só de gatos. Ela salvou a vida do meu gato. Visite o Blog deles, tem muita coisa legal lá além da história de cada um deles. (são 4) www.igorbatatinha.blogspot.com

Unknown disse...

OI
eu tenho um gatinho de 6 meses que esta bem doentinho. Diagnosticaram PIF. E aquele papo de "nao há o que ser feito".
Estou desesperada, tentando de tudo para salva-lo, mas vejo ele caindo dia a dia, muito embora ele seja guerreiro e esteja lutando bravamente.
Alguem tem alguma informação, sugestão, quer trocar uma idéia?
Soube de um remedio experimental que vende na Europa. Mas nao estou conseguindo comprar...

A. disse...

Paula, temos posts antigos sobre PIF. Dá busca aqui no blog, é a caixinha no alto da pagina.

Beijos

Val disse...

Oi, gente! É importante divulgar que animais sensíveis a ENROFLOXACINA, o componente ativo do Baytril e do Fluotril, podem ficar cegos após a segunda dose do medicamento.A bula não adverte como deveria. O tratamento deve ser interrompido ao menor sinal de alteração ocular (no meu gatinho, o globo ocular direito ficou branco) e se o animal ficar exposto à iluminação intensa (no sol, por exemplo), seu efeito pode ser potencializado. Nós tivemos sorte, a mancha branca desapareceu em quatro ou cinco dias, mas deu muito medo que fosse irreversível, como outros casos relatados na internet. Falando com a fábrica, o vetrinário recebeu a resposta que são casos isolados e que estatisticamente não devem ser considerados... Bem meu gatinho não é um número estatístico e assim achei melhor alertar. Um abraço a todos!

A. disse...

Obrigadão pelo depoimento, Val!!! Bjos!

ACFE-Ass.Capixaba de Felinos disse...

Bom saber , hoje o Vet
receitou esse antibiótico para minha gata vou conversar com ele.

Sinthia disse...

A vet receitou esse medicamento após a castração. 1ml a cada 12h.

A. disse...

Sinthia, confira. Informacao é poder! Beijos

Unknown disse...

Hoje meu gato tomou esse medicamento sendo injetavel amanha vai tomar a segunda dose mais vou conversar antes com o vet nao quero arriscar.meu nenem amado ta com otite.

Unknown disse...

Meu nenem ta com otite hoje ele tomou esse medicamento injetavel amanha tem que tomar de novo mais vou conversar com o vet.nao quero arriscar

Mara Bahia e Gabriele Bahia disse...

Fiquei preocupada, meu gatinho foi castrado hoje e recebeu essa medicação injetável, e deram uma receita pra eu comprar pra ele tomar a a partir de amanhã.
E eu ainda comentei hoje que tava achando os olhinhos dele sem vida.
Obrigada pelos alertas pessoal.

Maes de Felinos disse...

Mara, fica ligadésima. Vet que nao é especialista em felinos nao sabe que gato nao é cachorro pequeno...beijos!

Anônimo disse...

Acho importante esse tipo de informação ser divulgada, não só para proprietários, mas também para veterinários.
O que acontece é que muitas vezes os veterinários são colocados na fogueira por um erro cometido, porque existe uma pressão muito grande hoje em dia de que veterinário tem que saber tudo e adivinhar o que o bicho tem. E isso as vezes faz com que veterinários recém formados, mesmo que sejam bons veterinários, cometam erros por falta de informação. E com o Google, hoje tá duro ser veterinário, porque muitos proprietários chegam ao consultório já cheios de informações e não filtram essas informações porque o conhecimento deles sobre o assunto veio todo do Google, que por mais que seja uma boa fonte de pesquisa, tem muita informação incorreta. E fica difícil pro veterinário argumentar com um proprietário tão cheio de certezas.
Acho ótimo que as informações sejam divulgadas, mas por favor, não crucifiquem os veterinários porque muitas vezes acontecem fatalidades que estão fora do nosso alcance.
Eu entendo perfeitamente que quando acontece com um bicho da gente, tudo é diferente, e eu sei que de fato tem muito veterinário que não tem idéia do que tá fazendo ou realmente acha que tá fazendo a coisa certa e não tá, mas ser veterinário não é fácil, não é brincadeira e ainda mais pra quem tá em início de carreira, é aterrorizante, pensar que você pode não saber resolver o problema do animal. Os veterinários tem sido muito criticados por tudo que fazem, ficam num beco sem saída. Tenham cuidado ao falar mal de alguém deliberadamente porque todos nós estamos aqui aprendendo, até o dia em que morremos. Ninguém sai dessa vida completo, sabendo tudo, onipotente.
Eu sou veterinária e vim aqui porque sei dessa possibilidade do enrofloxacino causar cegueira em gato, mas nunca vi acontecer, e queria mais informação, mas acho que faltou alguma coisa, apesar de ter fonte e etc, acho que ficou parecendo que é um medicamento que não pode ser usado em gatos, e eu sei que não é assim. Fico bem triste de ver como as pessoas agem em relação ao veterinário nessas situações.

Janaína Bento disse...

Gente vcs sabem se esse antibiótico pode causar convulsões? Pois, hj é o 4º dia q tô dando p/ meus gatos e um deles começou a ter uns ataques q acho q é convulsão, o outro gato não teve reação nenhuma.

DutchPrincess disse...

Esse efeito colateral ( pode acontecer ou não) está descrito na bula do medicamento. `Tem que ler a bula SEMPRE não apenas dos remédios de humanos mas também dos que vamos dar aos nossos peludinhos.

DutchPrincess disse...

Esse efeito colateral ( pode acontecer ou não) está descrito na bula do medicamento. `Tem que ler a bula SEMPRE não apenas dos remédios de humanos mas também dos que vamos dar aos nossos peludinhos.

Sávio Christi disse...

Mano BDBD, vim lhe dar os parabéns por seu trabalho e convidá-lo a acessar minha página de divulgação, eis o endereço → http://www.facebook.com/SavioChristiDesenhistaDivulgacao.

Bom, abraços e até mais então!

Sávio Christi disse...

Bom, está certo!

Sávio Christi disse...

Mana A., vim lhe dar os parabéns por seu trabalho e convidá-la a acessar minha página de divulgação, eis o endereço → http://www.facebook.com/SavioChristiDesenhistaDivulgacao.

Bom, abraços e até mais então!

Sávio Christi disse...

Pode crer, é isso aí mesmo!

Sávio Christi disse...

Mana A., vim lhe dar os parabéns por seu trabalho e convidá-la a acessar minha página de divulgação, eis o endereço → http://www.facebook.com/SavioChristiDesenhistaDivulgacao.

Bom, abraços e até mais então!

Patrícia Dantas disse...

Gente, como qualquer medicamento, o enrofloxacino causa reações adversas, que como o próprio termo sugere, não são previsíveis e depende do organismo de cada animal. Não sou veterinária, sou farmacêutica, mas posso dizer que já li sobre isso (até pq tenho muitos gatos) e além do fator organismo (que é imprevisível) a utilização precoce e contínua deste medicamento é que causa a maior parte dos problemas relacionados à visão nos felinos. Portanto se o felino precisar utilizar um antibiótico por mais que 7 dias, converse com o veterinário. E o uso em animais muito novos tbém não é recomendado.

Unknown disse...

Mulher, gostaria de sabe se vc tem alguma informação sobre o NEOFLOX gotas, qdo é indicado para gatos?

Milena Liz disse...

A uma semana minha Amy começou a espirrar, logo levei no veterinário e foi receitado o antibiótico Enrofloxacina, Pois bem, tenho dois gatos e a veterinária logo alertou que o outro poderia ficar com a "gripe" também....Ficou,hoje fui ver na receita o telefone da vet para falar que o outro gato pegou a gripe e fiquei passada ao ler que deveria ter dado 1/2 comprimido do antibiótico e não um inteiro....ela está bem, apenas não come quase nada....pela internet estou encontrando coisas horrorosas sobre este antibiótico, estou passada.E o pior que notei que ela não está comendo muito....a orientação foi suspender a medicação. Estou apavorada gente...encontrei uma matéria que cita que o gato fica cego com este medicamento...e eu superdosei!