segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Contra Pulgas no Ambiente.

Uma vez deu uma infestação monstro aqui em casa. Um dia fui dormir e estava tudo bem. No outro, as pulgas me pulavam pelos pés.

Liguei pra uma outra mãe, que disse que só chamando a detetizadora e eu ia ter que tirar as crianças de casa. Mas como tirar dez? Uma é mole, mas DEZ? Outra colega, mas mãe de caninos, falou que joga Bolfo pela casa toda. Mas gato não é cachorro e eles vão engolir o raio do talco e na minha visão de mãe judia vão morrer todos esticadinhos quando eu entrar com o vidrinho de veneno em casa. Outra falou de Butox, mas teria que tirar também. Já estava quase surtando quando minha costureira, naquela calma dela, me disse:

-Bella, álcool com cravo.
- Hein?
- Você compra álcool, pode ser de cereais ou comum. Pega meio litro e põe lá dentro uns 3 saquinhos pequenos de cravo. Espera curtir, depois coa bem e põe num desses sprays. Borrifa pela casa - o álcool seca logo - e eu garanto que as pulgas vão sumir.


Juro pra vocês que fiz sem fé nenhuma. Primeiro liguei pra uma amiga vet pra saber se álcool ou cravo eram tóxicos, depois testei num cantinho, liguei pra outra mãe, dei pro meu cheirar e fui ver se não tinha convulsão e aí realmente mandei ver na casa. Me senti um beijinho de côco, uma canjica, mas beleza.

Não é que funcionou? Tá certo que é algo que é bom fazer todo mês, mas está tudo indo muito bem. No dia em que forem borrifar, aproveita pra lascar Capstar goela abaixo da galera. Aqui funciona legal e nunca mais deu infestação doida.

Li também em outro lugar que se você colocar um prato raso com água morna e colocar lá uma gota de detergente para pratos Dawn e as pulgas se jogam lá no prato e morrem. É não deixar a galera beber! O problema também é que aqui não tem esse detergente...será que qualquer um funciona? Vi que ele serve pra tirar óleo de navio do pelo ou penas de bichinhos quando há derrame. No mesmo lugar, a senhora diz para depois de aspirar - porque isso realmente diminui a infestação e também a evita - pegar o saco da aspiração e deixar passar a noite no congelador. (Tou maluca não, tirei daqui).

Tem também a dica de jogar sal no ambiente. Você vai ter que fazer uma espécie de tapete de sal, deixar por dois dias e depois aspirar tudo. É melhor fechar esse ambiente onde vai fazer, senão a galera rola no sal, come o sal e aí já era. Vi aqui.

Uma coisa eu li e NÃO RECOMENDO, DE JEITO NENHUM: bórax. Ele é ALTAMENTE TÓXICO pros nossos filhotes e é a base do Butox. NÃO DÁ PRA USAR DE JEITO NENHUM!

Oh, céus!

31 comentários:

celia disse...

oi!
gostei muito do blog todo e vou visitar sempre!
sou mãe de três maravilhas felinas: a maricota, o pinduca e a frida.
eu conhecia essa receitinha contra pulgas com dois cubinhos de cânfora junto com os cravos e o álcool. mega cheiroso hehehe!
um beijo à todas as mamães e filhinhos gatos.

A. disse...

Oi Celia!
Cânfora? Será que não intoxica? Aí deu certinho, né?
Pois é, aqui as pulgas acho que viraram cachaceiras....não deram bola pro álcool ontem. Conclusão: aspirar, aspirar aspiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaar...

e capstar!

Bjos, venha sempre!

Adriana disse...

Também sou mãe de duas felinas: Bella e Suri. Estou fazendo uma busca pelo google por remédios caseiros para pulgas. Quero evitar venenos e também a aplicação mensal ou quinzenal do frontline, pois acho que também deve ser problemático se aplicado a longo prazo. Então me deparei com esse blog maravilhoso de mães como eu...rs
Li os comentários e verifiquei que vcs se referiram a capstar...é mais eficiente que o frontline?

Geórgia Pet Sitter disse...

oi
sou mae de 4 gatos. felizmente não to com infestação de pulgas em casa, mas usei my pet neles hoje e tava pensando em lavar o chão com butox... mas não tenho como tirar os bichos de casa e tenho medo de intoxicação... bem, sobre cravos, vinagre ou algum outro tipo de solução caseira, me disseram q apenas espantam as pulgas... elas continuam vivas e vão parar em outro apartamento, casa, pátio ou em outros cães e gatos vizinhos... se for assim não é muito legal...

A. disse...

Oi Georgia.

Não use Butox não. Mata e mata mesmo.

Essa receita que traduzi matou mesmo as pulgas, a infestação não foi pra mais nenhum lugar...:-) Mas assim, vc passa, espera secar e aspiiiiiiiiiiiiiraaaa tudo com aspirador.

Bjos

Unknown disse...

QUERIA ANTES DE TUDO ENTENDER O 1.PORQUE QUE DOIS GATOS QUE EU TENHO QU ENUNCA SAIRAM DE CASA ADQUIRIRAM PULGAS?
2.SOBRE RECEITA FAMOSA TEM QUE PASSAR E DEIXAR NO GATO QTOS MINUTOS?
3.TEM QUE SER TODOS OS DIAS, SEMANAS MÊS?
4.NO AMBIENTE PASSAR E DEIXA?
5.PRINCIPALMENTE? MATA AS PULGAS OU SÓ AS EXPULSA?

Lady Val disse...

Eu adorei a ideia do álcool com cravos ,vou fazer pois sou maezonda de 7 fofuras que adoram trazer as amiguinhas para jantar...hehehe, muito bom o blog.

si love disse...

Pensei que eu fosse uma mãe relapsa , pois passo butox, pela casa dou banho nos meus 04 anjos com shampoo anti pulgas, passo remedinho neles e eles daqui a pouco estão com visitas novamente, mas vejo que o problema não é só meu e hoje no meu face me postaram uma receita de repelente natural, que é meio litro de álcool, um saquinho de cravos e um vido de óleo corporal pode ser de amêndoa ou outro qualquer, deixa por quatro dias o cravo no alcool e depois mistura o vido de óleo e passa-se no corpo como repelente natural ai eu vi que diziam que cravo afasta formigas e pulgas será que alguém sabe se posso passar esta solução nos cachorros e gatos ou se alguém tem uma receita caseira para fazer e passar neles. Boa Tarde.

Unknown disse...

Oi! Acabo de fazer uma busca no Google e achei o seu blog. Estou com um problema, pois minhas 3 filhotas felinas (que nunca saem do apartamento) estou com pulgas... hoje achei várias na cama, e não sei o que fazer para limpar a casa! Amanhã cedo vou comprar Frontline e aplicar nelas, mas essa receitinha do
alcool com cravo não funcionou mais para vc? Aguardo resposta!!! Além das minhas pissuqinhas estarem se coçando, tenho um filho de 5 anos também... beijos e pbrigada!!

A. disse...

Mae, o alcool funcionou, mas tem que ficar aplicando e passando aspirador todo dia. Banho com Phebo Odor de Rosas também é a boa, só que passa pouco sabonete, ok?

Frontline as maes dizem que hj em dia nao presta. Eu hj em dia aplico Revolution e dou antes um Capstar. Elas sao nenéns ou tem problemas renal? Se for esse o caso, fala com o vet primeiro.

BUtox nem pensar. Bjos

Denise disse...

Puxa, também notei que o Frontline não está mais funcionando!!! (será que as malditas pulgas tornaram-se resistentes?!)
Já fiz de tudo, todas as dicas que postaram aqui, e não consigo acabar com o ciclo. Estou quase ficando louca!

Denise disse...

Puxa, também notei que o Frontline não está mais funcionando! (será que as malditas pulgas tornaram-se resistentes?!)

Já tentei de tudo e não consigo acabar com o ciclo. Estou ficando quase louca!

A. disse...

Denise, teu piso é de que?

Lenzi disse...

Denise,

Estou como você, desiludida. Já fiz de tudo, frontline, receita caseira, capstar, não consigo acabar com a infestação. São 3 bichanos, piso é taco. Eu já coloquei butox, deixo eles presos no banheiro durante mais de duas horas quando aplico o butox. Mas nem assim adiantou, a infestação continua. A única coisa que não fiz foi aspirar depois de aplicar o butox, vou tentar isso ! Tá difícil. Acho que o apartamento de cima tem 4 cachorros e as pulgas pulam para o meu apartamento, só pode ser isso. Estou muito chateada com isso, deve ter um ano que estou lutando contra as pulgas sem êxito. Se vocês tiverem alguma sugestão, agradeço.

A. disse...

Lenzi, piso de taco nao é dideus. É o mais complicado de tirar as pulgas.

Com certeza, tem pulga vindo de cima, pode acreditar. Elas vem no vento - nao é brincadeira nao - e se espalham. Vc pode tentar trocar o piso ou colocar uma tela mosquiteira na tua janela, por cima da tela de seguranca ou por de trás dela.

O butox tem que ser aspirado pq ele é mto toxico pra felinos.

Todo dia - eu sei, vai parecer loucura - vc tem que aspirar e passar pano na casa. Os sofás têm que ter as coberturas lavadas de 3 em 3 dias, assim como a roupa de cama.

Frontline é água, nao presta. O Revolution é caro, mas resolve.

Bjos

Cintia Machado disse...

A pouco tempo um de meus gatos apareceu com uma alergia no pescoço. O Vet de cara falou que devia ser picada de pulga. Cacei feito louca e eis que encontrei 1 única pulga nele, mas como tenho outros gatos, foi aquela correria. Dei capstar e passei frontline. Meus gatos não deixam dar banho direito, então fiz uma misturinha de vinagre com água e passei pelo corpinho deles, sempre passando um pente fino e aspirando a casa. Notei que na barriga ficavam uns pontinhos pretos, que o vet falou ser a caca das pulgas... Com um algodão embebido na mistura, limpei bem os locais onde estavam as sujeirinhas. A mesma mistura passei pela casa e continuo aspirando normalmente a casa. Há 6 meses que não vejo sinal de pulgas... Agora, detalhe importante: meus gatos não saem de casa, nós é que trazemos as pulgas da rua, infelizmente.

A. disse...

Cíntia, explicacao show! E vc lembrou bem... mesmo que seja do vizinho, de onde for, elas podem vir nas nossas roupas, etc.

Bjos

Anônimo disse...

oie....tenho um cachorro...e vou te falar... as pulgas estão me matando de raiva...vou fazer esta receitinha...pois não aguento mas gastar tanto dinheiro e não ver resultados....rs adorei o blog

A. disse...

Oi Ânônimo!
Tente sim! E venha sempre, pai de cachorro tb é pai!
Abracao!

Silvio Sousa disse...

Perfeito, sou Pai do Chaulin Sousa, um gato lindo, amarelo e muito educado... tadinho, tem um problema na coluna, o qual não controla a urina e as fezes, com isso, não tem como se coçar na parte inferior, então as pulgas "fazem a festa", já gastei muito e esses venenos parece ser remédios..... Mas esta receita simples é ótima... muito obrigado

Sílvio Sousa

Lisa Torcato disse...

Oi. Eu li num site de Pet Holistico um outro remedio para pulgas em animais. Ferver 1/2 litro de agua, apagar e jogar um limao fatiado, deixar esfriar e colocar num spray. Esguichar no pelo do gato ou cachorro quando necessario. Isso contem limonene que afugenta e mata pulgas. Vi aqui: http://frugalliving.about.com/od/pestcontrol/qt/Flea_Bath.htm . Ate mais. Lisa

Anônimo disse...

Bom.. eu já usei (quando criança) alcool para acabar com infestação de piolho (havia um surto no colegio.. e é obvio que eu também peguei).. enfim.. nenhum dos produtos farmaceuticos para piolho estavam funcionando, aí um médico disse para usar alcool (lavar, passar alcool, deixar com uma touca por uns 10 minutos, e enxaguar) bingo..! foi o que acabou com os piolhos!! Entao acredito que se serviu pra eles, deva servir para pulgas tambem!!!

Chrys disse...

Adorei o Blog!! Tenho 2 gatos lindos, um todo preto e uma toda branquinha, ambos retirados da rua ainda bem bbzinhos!!! São os meu amores, personalidades completamente diferentes e ambos encantadores! Ying e Yang! Ocorre que meu macho, apesar de castrado sempre dá um jeito de ir na rua (já telei a casa, já fiz de tudo mas ele sempre acha um jeitinho... digo que ele é mais esperto que eu!!!) Talvez por isso sempre que vou dar banho acho pulgas!!! Nunca percebi infestação exagerada... nunca achei pulgas na casa, mas eles sempre tem pulgas... já utilizei o spray com cânfora e cravo, além de outras receitas caseiras e menos agressivas... Acho que vou tentar o Capstar... Apesar de terem me informado que não é muito eficaz a longo prazo, pois só fica na corrente sanguínea por 72 horas... Mas vou tentar isso e os banhos frequentes por considerar menos agressivo! Parabéns pelo blog! Amo meus filhinhos de quatro patinhas!

Adriana disse...

Olá

Bem, eu vou dizer o que adiantou para resolver as pulgas trazidas por um cachorrinho resgatado. Um produto que comprei aqui: http://www.dogneem.com.br/
(não sou vendedora etc etc, so to indicando, bom frisar)

Isso ai é um produto natural usado em lavouras orgânicas. Tem xampu para os bichos, mas o oleo tb pode ser usado nos animais.

Passei esse oleo diluído em agua toda semana por um m~es. precisamente a cada sete dias. Depois passei a aplicar a cada 10 dias, também por um mês. E finalmente duas vezes por mês.
Quando aplicava no ambiente, tb aplicava nos gatos.
Usei a cada 30 dias o frontline plus. e dei banho a cada 15 dias.

Tudo isso num período de dedicação por 3 meses. Ai acabou. Sigo aplicando o frontline, por um medo de que a coisa volte.

Tb aplico o oleo nos lugares que eles dormem..nas caminhas etc..mas ai é mera precaução.

Enfim, espero ter podido ajudar

Maes de Felinos disse...

Oi Adriana. Vc aplicou em gatos ou caes?

Bjos

Jess disse...

Adorei o blog e as dicas de todos. Sou mãe de primeira viagem de duas gatinhas lindas, Hannah e Chloe. Esse lance das pulgas está sendo o mais problemático. Quando adotei as meninas, elas estavam infestadas. Passei o frontline antes de levá-las pra casa. Por 3 meses elas não se coçaram nem uma vez. Mas a coceira voltou. Não vi nem pulga ainda. Mas agora elas estão com vermes q a veterinária acredita ser pela ingestão da pulga (estamos aguardando o resultado do exame). Com isso já sei que terei que dar o frontline novamente. Mas me disseram (não sei se é verdade) q ele é bem tóxico, então não é bom dar sempre e não deixá-las lamber de jeito nenhum. Esse é um problema, elas são miito carinhosas uma com a outra. Fico com medo de uma lamber o remédio da outra. E deixá-las separadas é triste, choram o período todo. Vcs sabem se é realmente um perigo grande? Teriam alguma dica pra não lamberem o remédio uma da outra?

Jess disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maes de Felinos disse...

Oi mae!

Frontline hj em dia é água. Nao funciona. O Revolution é caro, mas é tiro e queda. Uma idéia pra colcoar e ninguém lamber é pôr o remédio e aí vestir uma camisetinha nelas, um suéter. Deixa por um dia e aí já dá pra tirar.

Uma coisa que nunca deu problema era banho com sabonete phebo odor de rosas, mas eu diluía, morro de medo. Mas as pulgas ficavam todas na água.

Todo ano tem que dar remédio de verme, é fogo. Pra eles e pra ti, mesmo que vc nao tivesse gatitos, a qualidade do que a gente come na rua é péssima.

Bjos

Juliana disse...

omg MUITO obrigada! uma amiga minha, tem um cachorro vira lata que nem a minha, ela disse que a mãe dela passa alcool com cravo na casa E no cachorro pra evitar infestação, tava acreditando muito não, e ainda nem comecei, o cravo ta la de molho no alcool, mas como mais de uma pessoa ta dizendo vou confiar e fazer isso mesmo! E em relação ao Capstar, esse só funciona por um dia, usa o Comfortis, é MUITO bom! E dura um mês inteiro, e o cachorro come come se fosse comida mesmo, a minha que com remédio é chata comeu e nem hesitou :)

Anônimo disse...

Comfortis!! Este é o nome. É um medicamento novo. A vet da minha shih tzu indicou, comprei e recomendo. A minha fofa deu uma alergia horrorosa devido à picada de pulga. Eu não conseguia controlar de jeito nenhum estas pragas. Frontline já não dá mais resultado como antes (pelo menos com a minha cachorra), capstar seu efeito é de 2 dias, no máximo. Comfortis deu resultado e não vejo mais aquelas pulgas chatas sugando a minha fofa.

Ricardo da Dedetizadora Online disse...

O cravo funciona sim, mas não em todos os casos, existem ambientes que facilitam para as pulgas fazerem uma infestação.

Sempre que possível o mais indicado é dedetizar o ambiente, realmente tirar 10 gatos não é nada fácil, mas assim que possível a dedetização é uma boa porque dura muito seu efeito.