domingo, 20 de setembro de 2009

A Importância das Telas.

Sei que ouvimos isso o tempo todo. Mas é preciso sempre repetir: GATOS PRECISAM DE TELAS, seja em apartamento, seja em casa. SEM TELAS, ELES VÃO CAIR UM DIA, FUGIR, TER A VISITA DE OUTRO ANIMAL e MORRER DE FORMA DOLOROSA, ou mesmo FICAR PARALÍTICOS.

È sofrimento que pode ser evitado. Sejamos pais responsáveis. Se você "não quer perder a vista da janela" ou "acha muito feio a tela", POR FAVOR NÃO ADOTE, ou DOE OS QUE TEM. É um ato de amor, acredite. Ninguém merece passar por isso aqui ou acabar assim.

Para quem mora em casa, telar 3 metros acima da altura do muro é suficiente. Na foto, temos um exemplo de tela que pode ser acoplada ao alto do muro. Felinos pulam alto e podem ir para a casa de um vizinho que um dia pode achar ruim ver seu filho ali. Já houveram casos de vizinhos que mataram e jogaram o corpo pelo muro da família. A mãe teve uma crise nervosa e passou meses em depressão, sentindo-se culpada. Ninguém precisa passar por isso. Hoje em dia temos acesso à informação, temos mães e pais conversando, trocando idéias.

Para casas, há a tela de cima a baixo e no alto, como se fosse teto. Vai também por cima do muro, cimentada. É cara, mas vale a pena quando temos pestinhas que parecem voar. É como uma tela de quadra poliesportiva, como está na foto à esquerda. Se não há meios financeiros, uma opção é o cano de PVC com telas tipo de galinheiro, com células bem pequeninas. É barato e você mesma pode fazer. Se não quiser telar e acha que seu filho tem liberdade para entrar na casa dos outros quando quiser, veja as fotos de novo. O filho é nosso e ninguém tem a obrigação de aturar. Colocar na justiça o vizinho que matou ou mutilou é complicado. A mãe da Lara até hoje não conseguiu saber quem atirou na filha dela - e olha que o muro era DELES, dos pais de Lara! Eu sei quem bateu no meu irmão Tom I, mas nunca consegui provar. E foi num condomínio de sítios. Depois disso, cerca pra tudo que é lado e castração em massa. Isso foi há mais de dez anos.

Vamos telar, cercar. Nossos filhos merecem alegria, saúde e amor. A liberdade de viver feliz e inteiro. Imagine se deixássesmos nossos filhos humanos fazerem o que quisessem, mesmo sabendo que iriam se ferir ou morrer? Porque permitirmos isso aos nossos filhos felinos?

Telas e proteção são sinal de amor! No outro post, telefones de empresas.

Nenhum comentário: