sábado, 31 de outubro de 2009

Problemas Mandibulares em Felinos. (parte I)

    Câncer Oral

  1. Câncer oral, conhecido como Carcinoma Verrucoso, acomete mais gatos idosos e é um câncer de alto risco, além de ter difícil detecção. Os sintomas incluem um crescimento (tumou ou lesão na mandíbula), salivação excessiva, perda de peso, problemas para comer e mau hálito. Ás vezes não há sintomas visíveis.
  2. Testes

  3. Gatos mais idosos devem ser checados regularmente por causa do alto risco e o teste deve também ser feito se algo parecer suspeito durante a limpeza dental. Uma biópsia é o melhor modo de confirmar se há ou não SCC, especialmente se o tumor não é visível.
  4. Tratamento

  5. Se o tumor ou a lesão estiver muito avançado, a remoção cirúrgica é impossível sem levar parte da mandíbula, porque a fusão no osso costuma ser extensa. Rádio e quimioterapia tem sido usadas para reduzir tumores, mas a recidiva aparece assim que o tratamento acaba. Se comer tornou-se difícil, um tubo de alimentação pode ser necessário. Medicações para reduzir a dor, como o Piroxicam ou Butorfanol podem ser usadas.
  6. Mortalidade

  7. È triste, mas câncer oral em felinos é quase sempre com mau prognóstico. A taxa de sobrevivência após um ano é de menos de dez por cento, mesmo que haja tratamento. Os pais costumam optar por deixa-los ir, pois a qualidade de vida cai muito.

Um comentário:

Luiza Lacet disse...

Adorei esta página. As explicações foram acessíveis. Sou mãe/tia de 09felinos, 10 meninas(cadelas). Recebi a notícia que uma de minhas meninas felinas - Tetê, de 08 anos, está com câncer bucal. Não foi recomendado cirurgia.Vamos iniciar o tratamento. Está sendo acompanhada pela oncologista veterinária e pela tia dela, minha irmã, que é oncologista. Já tenho uma cadela com câncer a 05 anos. Mas até agora tudo com controle.

Luiza Lacet