domingo, 8 de novembro de 2009

Felinos e o Calor.

É gente. O calor tá de rachar miolo, pelo menos aqui na Cidade Feiosa, digo, Maravilhosa. Enfim. Tá feia a coisa. João passa os dias de barriga pra cima ou com a cara pro ar, Wood viciou de vez no ventinho artificial. Lógico, tem os doidos que não são chegados, como a Fuzzy, mas acho que é porque ela ainda não se tocou que ar condicionado = a mais fresco.

Enfim. Como fazer pro seu felino sentir menos calor?

Se ele for mega peludo, parece maluquice, mas tosa é uma ajuda. Corte o mais baixo que puder, deixe o necessário que proteja a pele. Se ele não for tão peludo e você tiver uma maquininha, passar máquina três não é mal. Evite levar à pet shops pra tosa, a menos que você confie. A filha de um casal pegou PIF num lance desses. Se você pode se organizar pra isso, banhe você mesmo.

As pulgas adoram calor. Mantenha o capstar em dia. Cuidado com os de uso tópico, pelo que sei, felinos suam e isso pode escorrer. Cuidado com o piso! Pisos quentes não foram feitos para nossos filhos, que estão sempre descalços. Limite o alcance deles à áreas com exposição ao sol nos horários entre 11 e 16 horas (pelo horário de verão). Nada de janela, nem de quintal. Nada de sol nesses horários!


Você pode deixar a água mais fresca colocando pedrinhas de gelo e folhinhas de hortelã. Sério. Parece piada, mas funciona e a galera bebe muito mais água.

Se você precisa sair de carro com seu filho(a) e não tem ar condicionado, deixe as janelas abertas, leve água gelada e se tiver que estacionar, JAMAIS O DEIXE NO CARRO, MESMO COM AS JANELAS ABERTAS. O número de felinos mortos em automóveis praticamente triplica no verão.

Se seu filho(a) está gordinho ou já tem idade, cuidado: não force a barra, o pulmão deles pode ficar sobrecarregado. Se o seu bebê apresentar sinais de problemas com o calor, pode ser lerdeza, falta de coordenação motora, respiração ofegante, febre e vômito ou mesmo exaustão, coloque-o o mais fresco que puder e corra pro veterinário.

Fonte: experiência de mãe, mesmo.

Um comentário:

Andrea Raffai- Mamãe da Mel, do Fred, do Jack,da Nina e da Bianca disse...

É isso mesmo pessoal...
Os meus bebês sempre são tosados agora no calor, ficam feios, porém precisa de ver como ficam alegres.
Aqui em casa eu tenho dois peludos, o Jack (persa) ele é o que fica mais feio rsrsrsr e o Fred SRD, os dois já estão tosados.
O Fred foi tosado ontem e precisa ver a alegria dele, brincou bastante e tá super carinhoso, parece outro. rsrsrsrs
No calor sei que eles sofrem demais, então, eu os levo em um vet aqui do bairro e fico junto durante a tosa e o banho, porque se não for assim não deixo de jeito nenhum, sei que eles ficam muitos estressados, pelo menos com a presença da mamãe ficam mais tranquilos.
Bom é isso, vale tudo pelo bem estar de nossos peludos.

Beijos a todas e todos é claro.