terça-feira, 26 de janeiro de 2010

ALIMENTAÇÃO FELINA


É na primeira fase da vida do bichano que uma boa alimentação é importante, de preferência reforçada com cálcio para evitar o raquitismo. Você pode dar ao seu filhote suplementos vitamínicos e cálcio, que podem ser encontrados em qualquer farmácia. O leite é essencial, o ideal para os filhotes é desmamá-los ao um mês de idade e intercalar a alimentação Láctea com ração adequada para gatos. A partir dos seis meses, o gato está livre para comer ração ou a comida preparada pelo seu dono. Com restrição apenas a carnes de porco, peixes com espinhas e carne de galinha com osso, já que os gatos não tem a mandíbula forte do cão, capaz de triturar alimentos. *Alguns gatos gostam de comer frutas e você pode dá-las a ele. *Além de carnes e lacticínios os gatinhos também apreciam ovos, legumes e verduras. Não restrinja a alimentação de seu gatinho apenas a proteínas, eles também precisam de carboidratos, vitaminas, minerais e fibras. *As fibras vegetais são úteis na regulação do transito intestinal e asseguram a saúde do tubo digestivo.*O amido quando ingerido em excesso pode causar fezes moles, mal formadas, e até diarréias.*Para a boa formação dos dentes, esqueleto, sistema nervoso e células sanguíneas o gatinho deve consumir alimentos que tenham minerais e oligo-elementos. Porém este consumo deve ser equilibrado, pois o excesso de magnésio pode causar a formação de cálculos urinários, do tipo estruvita, na urina muito concentrada. Se você observar que o seu gatinho está com dificuldade de urinar procure um veterinário.Infelizmente o gato possui uma aptidão natural para concentrar urina o que pode ocasionar cálculos e mau funcionamento dos rins.*Os gatinhos com mais de dez anos tem, normalmente, sua capacidade digestiva diminuída, dificuldades para mastigar, perda de paladar e olfato. Eles precisam de uma alimentação mais mole e atraente, menos fósforos, proteínas de qualidade e boas doses de vitaminas Ce E. Se bem cuidado o felino doméstico pode chegar aos 20 anos.*Dê óleo mineral uma vez por semana ou de 15 em 15 dias para o gato eliminar com facilidade as fezes e bolos de pêlo que se acumulam no intestino. O óleo mineral também deixa o pêlo mais brilhante e sedoso.*Existem boas ração no mercado, oriente-se com seu veterinário.*Evite dar doces ao seu felino!*As gatinhas grávidas, ou em amamentação e os filhotes precisam de alimentação reforçada, ambos necessitam de mais cálcio e vitaminas.*O gato precisa de ingerir proteínas para obter os aminoácidos essenciais ao seu crescimento, o bom funcionamento do sistema imunológico e a manutenção da saúde. A carência de aminoácidos como a taurina e a arginina podem provocar vômitos, cegueira e anomalias nos filhotes.
ATENÇÃO:Não dê alimentos gordurosos ao gatinho. Nos gatos obesos é freqüente a ocorrência de diabetes, doenças de pele ou cálculos urinários.
RECEITA DE RAÇÃO CASEIRA
*Meio quilo de carne moída (ou peixe desfiado,ou frango desfiado)*Meio quilo da abóbora*Meio quilo de cenoura ou beterraba*Um molho de espinafre batido no liquidificador*Duas xícaras de arroz integralMistura tudo e cozinhe bem até a abóbora fica bem mole. Se quiser pode adicionar à mistura um pouco de farinha de casca de ovo. Está mistura não deve ser congelada e agüenta, em média, 5 dias na geladeira.
Salada verde
Existe uma crença popular que os gatos comem grama porque estão com dor de barriga. Isso, porém, não é verdade. Os gatos só comem plantas verdes porque têm necessidade de complementar a sua dieta com fibras, muito importantes para a alimentação deles, já que estimulam os movimentos dos intestinos, melhorando a digestão. As fibras também são usadas pelos bichanos para estimular o vômito, que elimina as bolas de pêlos acumuladas no estômago deles. Aqueles bichanos que têm liberdade para sair, sempre encontram gramas e ervas para mastigar. Contudo, os gatos que vivem dentro de casa precisam de ajuda para satisfazer esta necessidade. Por isso, é sempre bom ter em casa um vasinho com uma verdura especial para os gatos. Isto evita, também, que eles destruam e comam as plantas ornamentais da casa que, muitas vezes, são até tóxicas, representando um risco para a vida deles. Caso o vasinho não seja possível, deve-se levar o bichano para passear no quintal ou jardim e estimulá-lo a comer a grama, desde que ela esteja limpa, não tenha pesticidas, inseticidas e fertilizantes. Se a grama for adequada, aconselha-se cortar um punhado de folhas e dar para ele comer. A planta preferida dos gatos é a chamada catnip ou erva-dos-gatos. Mas eles também gostam de certos capins, particularmente do capim pé-de-galinha (Dactylis glomerata), que é parecido com uma graminha. As folhas do trigo e de aveia também são muito apreciadas pelos bichanos. Normalmente, as pet shops comercializam folhas desidratadas da erva-dos-gatos ou um kit com sementes desta e de outras plantas adequadas para os gatos, um vaso e um substrato especial para o crescimento delas. Basta que se umedeça o substrato, plante as sementes para se ter, em poucos dias, uma planta bonita e saudável. Quando as folhas estiverem com uns 8 cm de altura, elas devem ser cortadas e oferecidas ao gato. Ele vai adorar! Portanto, se você quiser fazer uma surpresa para o seu gato, plante um vasinho, corte as folhas dia sim, dia não, e ofereça a ele. De tempos em tempos, ponha o vaso no chão para que ele possa comê-las. Uma dica: tenha dois ou três vasos em casa para manter o suprimento constante de seu gato e não deixe que ele tenha acesso livre à planta. Ele pode não só destruí-la, como também ter dor de barriga por comer demais.

2 comentários:

Veridiana disse...

Quero tirar uma dúvida... Meus gatos comem ração superpremium (que aceitam muito bem) e ração úmida (que infelizmente é Whiskas porque tenho dificuldade de encontrar sachês da Royal Canin). Tenho vontade de oferecer carne moída e frango (sem tempero, claro) de vez em quando, só para agradá-los. Corro o risco de eles passarem a recusar a ração? Obrigada e parabéns pelo blog!

Andrea Raffai- Mamãe da Mel, do Fred, do Jack,da Nina e da Bianca disse...

Vou falar pela minha experiência.
Eu sempre que estou preparando o almoço/ jantar, sempre do um pedacinho pra cada um, carne e frango, mas sem tempero algum, eles adoram e sempre querem mais, mas nunca deixaram de comer ração, dou sim, mas como petisco e não como prato principal.
Espero ter ajudado e obrigado por participar.

Beijos