domingo, 3 de janeiro de 2010

Escovar os Dentes.

-Você escova os dentes deles? Tá maluca? ou ainda -Ah, mas é muita falta do que fazer..., dentre outras bobeiras.

Respondo às duas perguntas. Sim, escovo e não sou maluca. E tenho muito o que fazer, mas não posso arriscar ter que precisar fazer limpeza em veterinário.

Como assim, arriscar?

Simples: limpeza de tártaro pressupõe anestesia. Todo mundo sabe que anestesia é arriscado, porque a maioria dos vets não faz risco cirúrgico pra esse tipo de procedimento - aliás, a maioria não faz pra procedimento nenhum, post que segue. Fora as cacas que podem dar na hora da limpeza.

Então, como fazer?

Nesse video, o vet explica como se faz. Está em inglês, e ele usa uma dedaleira, é só prestar atenção. É gozado ver a cara do felino, aquela pinta de quem sabe que vai sobrar pra ele. A cara do vet também é engraçada.

A pasta de dentes é especial para uso pet - é só perguntar na pet shop. Algumas pessoas usam as pastas de dente especiais para crianças, já que elas engolem com freqüência. Eu uso também e nunca me deu problema, mas uso pouquinha mesmo. Pra finalizar, uso Hálito Dyne. Não é momento mais feliz do dia da moçada, mas tem que ser assim. Tem o video dessa vet, que mostra um felino menos apto a colaborar...;-)

Para começar a acostumar a galera - se não são nenéns - é ir pouco a pouco, como o vet explica no video. Dê brinquedinhos, uma atenção especial após a escovação e durante. Como ele diz, o processo de treinamento é importante. Eu dava petiscos antes de escovar, mas é um tal de minheuminheu eu quero mais que não rola. É brinquedo, cat nip e futebol.

Dentes saudáveis, filhos felizes! :-)

4 comentários:

Amor & Miados disse...

olha, esse negocio de saúde bucal é complicado mesmo. arthur teve que fazer a limpeza dos dentes mês passado, estava tão estressado que demorou 30 minutos pra cair com a anestesia e ficou até 4 da manhã ruim, vomitando, chorando com dor muscular e cambaleando. a veterinaria foi muito cuidadosa, veio fazer a limpeza à domicilio, pois é impossivel levá-lo a outro lugar e o resultado ficou muito bom, mas vou começar a escovar os dentes dele também, para adiar a anestesia de uma segunda limpeza.
engraçado as pessoas se admirando que ele iria limpar o tartaro ¬¬ prefiro gastar com uma limpeza do que ter que combater uma infecção ou fazê-lo perder os dentes, afinal ele é meu filho e a responsabilidade é minha.
obrigada pelo texto :)

olhodopombo disse...

as fotos dos gatos são lindas!

Unknown disse...

Nouss, tá ai uma coisa que não sabia ser necessária. E olha, que antes de adotar meus bebês dei uma procura boa nas necessidades deles. Isso precisa ser divulgado mesmo. Obrigada pelo texto²!

Unknown disse...

Só mais uma coisa, podem nos dizer como deve ser feito. Diariamente? Mais de uma vez? Semanalmente? Obrigada!