segunda-feira, 22 de março de 2010

Cancêr de pele em gatos brancos

Dona de gatos brancos alerta sobre câncer de pele; veja as mascotes da semana
Publicidade
colaboração para a Folha Online

Gatos brancos precisam usar protetor solar. O alerta é da revisora de textos Karina Cobo Bardavira, dona dos destaques entre as mascotes desta semana: Quindinha, Caramelo e Pipoca.

Veja a galeria das mascotes da semana

Quindinha, de 7 anos, é mãe de Pipoca e Caramelo e tem câncer de pele nas orelhas. "É um grave problema dos gatos brancos, eles pegam câncer de pele nas orelhas e no nariz com muita facilidade", diz Karina.

19/03/2010 - 11h54
Gata Quindinha tem câncer nas orelhas, dona alerta para a doença e diz que é preciso passar protetor solar nos gatos brancos

Quando Pipoca nasceu, branca como a mãe, a revisora conta que já tinha aprendido sobre a prevenção. "Nós passamos todos os dias protetor solar fator 30 em todos eles, se tivéssemos feito isso na mãe desde pequena, talvez ela não tivesse desenvolvido essa doença. Mas nós não sabíamos", afirma a dona dos três gatos.

O médico veterinário especializado em dermatologia, Alexandre Pasternak, diretor da Anclivepa (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais) de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária, confirma a importância do uso de protetor solar nos gatos brancos.

"Eles têm mais probabilidade de desenvolver câncer de pele, principalmente nas pontas do nariz e das orelhas. Os gatos malhados, na parte branca, também têm problemas com a exposição solar", explica Pasternak.
O médico diz que existem protetores solares veterinários no mercado, mas que os cremes tradicionais usados pelos homens podem ser passados nos gatos desde que prescritos por um veterinário. "Existem, também, protetores solares manipulados para uso em animais. Como os gatos se lambem muito, tem uma versão do creme em toalhinhas", diz Pasternak.

Os sintomas de câncer de pele em gatos são vermelhidão, feridas, crostas e úlceras mais graves, podendo haver ou não sangramento. Não há formação de tumores (caroços). "A metástase nesse tipo de câncer é muito comum. O tratamento é cirúrgico, mas a doença é fatal mesmo operando", explica o veterinário.


Caramelo e Pipoca são filhos da Quindinha e gostam de dormir juntos; Pipoca usa protetor solar fator 30 desde pequena

Extraido da: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u709199.shtml

7 comentários:

Lion o irmão da Pantera disse...

Titia nós pegamos essa sua informação e postamos em nosso blog ...no defesa dos animais, está postados as duas fontes: o seu endereço e o endereço que vc. pesquisou.
bjão e grata pela sua compreensão.
bj. bj. de lambys

A. disse...

Tia Andrea é o máximo na pesquisa!
Obrigada por citar agente!
BEIJOS

Andrea Raffai- Mamãe da Mel, do Fred, do Jack,da Nina e da Bianca disse...

Lion, sinta-se a vontade e obrigada por nos mencionar, vou em seu blog também para segui-lo.

Beijokas

ReCriando disse...

Eu tenho 4 bebês gatos aqui. Falo que são bebês, pq são meus filhos amados, mas todos já são adultos, sendo a mais novinha (e única fêmea), a linda Olga Maria, com 1 ano e meio. Meus lindinhos mais velhos são o Preto, com 12 anos e o Ricochete (Rico), com 8. O fofo do meio é o Guto, que tem 3 aninhos. Rico é totalmente branco e o Guto é branco com marcas (em forma de coração! rs) e a calda pretas. Como dou banho neles e os deixo ao sol para secar os pelos, sempre uso protetor solar nas orelhas, no nariz e embaixo das patinhas. Passo protetor labial em bastão, fator 30 ou 50. Temos que ter cuidado sim pois o câncer é muito mais comum que pensamos. Fica a dica do bastão para quem tem animais branquinhos! Beijos!

ReCriando disse...

Ah! Eu passo o filtro solar todos os dias, nas orelhas e no nariz, viu? rsrs. Nas patinhas é que eu passo só quando eles tomam banho.
Beijo!

A. disse...

, vc é uma mãe de ouro!!!
BEIJOS

ReCriando disse...

Obrigada!!! O amor que temos aqui pelos bebês é tão grande que não tem como não fazer o melhor por todos... Beijos!