terça-feira, 13 de julho de 2010

Férias!

Meio de ano, muitas famílias vão viajar. E família viaja junta, certo? Pois é. Só que tem hotel que não aceita criança, hotel que não aceita felinos... e agora?

Bom, é preciso pesquisar. A maioria dos hotéis hoje em dia aceita nossos filhos mas a estrutura que oferecem pode ser inadequada, como falta de telas nas janelas. Isso quando o hotel também aceita cães e não exige que estes andem com focinheira e na guia. Complicado. Mas a gente não esmorece quando quer ir a família toda! E existem sim, bons hotéis, equipados para nossos filhos. Ok, estou pesquisando os nomes e aceito sugestões. Só conheço fora do Brasil e aí não adianta, né?

Mas digamos que pintou aquela viagem de trabalho, aquela viagem obrigatória pra ver os parentes que criam doberman no interior, lá em Paraguassú da Rebimboca Alta e não temos com quem deixar os pequenos. E agora? Como escolher um hotel/colônia de férias/pensão decente, já que aqui encontrar um catsitter profissional, que possamos confiar é quase impossível?

No meu entender, um bom hotel tem que ser extremamente limpo, os brinquedos, almofadas, pratinhos de cada apartamento devem ser esterelizados ou trazidos de casa - PIF fez alguém lembrar de alguma coisa? - e ter espaço. Gaiolinhas xexelentas e locais sem jardim para banho de sol simplesmente não interessam. Além de tudo, exigir certificado de vacinação dos hóspedes e também que garanta que castrados e não castrados não vão andar juntos. A razão é simples: os não castrados vão agredir os castrados.

Falando em agredir, procure hotéis exclusivos para felinos, só deixe com cães em última hipótese. Por mais que seu felino seja acostumado com o cão desde pequeno, ele vai ficar longe dos pais , vai querer sossego e não aturar barulho de uma porção de caninos.

Outra coisa: os espaços externos devem oferecer completa segurança, tendo telas para evitar que fujam e as plantas precisam ser atóxicas. Novamente, a limpeza será um item importantíssimo, pois sabemos que tem a turma que curte uma liberação das toxinas junto à natureza e isso tamém pode transmitir doenças. Os quartos devem ter janelas grandes, que permitam que a luz entre o dia todo, mas locais com sombra. Quando for visitar, perceba se há fontes e/ou se a água dos outros hóspedes está fresca, além, é claro, do pote de ração sempre cheio - gatos não são cães, que têm horário pra comer.

Em relação ás refeições, particularmente, eu prefiro levar a comida de casa, mas também isso não garante que eles darão o que mandamos. Uma coisa que podemos fazer é pesá-los e levá-los ao vet antes de deixá-los no hotel. De posse de de um atestado de boa saúde, podemos dizer aos cuidadores que temos ali a comprovação que nossos filhos estavam bem ao serem deixados ali e que faremos outro exame ao retornarmos. Isso coíbe eventuais abusos.

Não é que isso vá acontecer. Mas sabemos que prevenir hoje pode evitar o choro de amanhã.

Acho que esse tópico sobre hotéis vai render ainda. Vou fazer mais pesquisa e talvez contar alguma experiência que tenha tido. Quem tiver uma pra dividir aqui com a gente, manda brasa!

4 comentários:

Naiara disse...

interessante, nunca tinha pensado em deixar os mimis em hotel. aqui em casa a gente evita viajar todos de uma vez, mas como ainda moro com os pais, rola essa facilidade.
mas sou catsitter do meu ex-chefe, sempre quando ele viaja vou no apartamento cuidar do filho dele... eu faria o mesmo se tivesse alguém de confiança pra cuidar dos meus. acho melhor eles ficarem em casa do que em hotel...

http://www.flickr.com/photos/autom4tica - várias fotos do meu filhote aqui :)

Gata Lili disse...

O post é bastante pertinente! Muito bom e esses locais aí, nossa, maravilhosos. Onde ficam?

Anônimo disse...

Aproveito para sugerir uma lista de hoteis que aceitem felinos! Quer no brasil, quer no exterior!

Eu sempre prefiro ter o meu comigo, por melhor que seja o hotel felino!

Coisa de mae de estimaçao, voces entendem, :)

Abraços a todas

Mara disse...

Que post legal... sempre que viajo, além de evitar viajar por causa da minha gatinha, deixo sozinha em casa e na volta ela está stressada... gostaria também de uma lista de hotéis que aceitem... fica a dica.