terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Está com Neném em Casa?

Pois é. Daqueles que você ainda tem que aguentar o tranco na mamadeira, porque a mãe biológica morreu ou rejeitou. Você compra o leite certo ou faz o sucedâneo como mandou a médica e aí compra aquela mamadeira super garantida.

Certo?

Talvez não. Dando uma boa olhada na mamadeira, veja se tem o símbolo que colocamos aqui no post. Tem? Nem pense em comprar. Essa coisa tem o Bisfenol A, que já foi proibido em vários lugares do mundo por ser carcinogênico, dentre outras coisas.

Quando você ferve ou aquece um recipiente que possua o bisfenol A na sua fórmula, aí a festa fica melhor ainda: o calor ajuda a espalhar a substância. Ou seja, os pais que acham que estão mandando bem, na verdade, podem estar mandando péssimo. 

Além do Bisfenol A, existem os ftalatos  que são também um veneno para o consumo humano, ainda que na forma de recipiente. Estão presentes em loções, shampoos e onde mais possamos imaginar. Sabe aquele shampoo supercheiroso? Porque não vai dar uma olhada na composição? Você pode perceber se há ftalatos ou não pelas siglas...



  • DBP (di-n-butil ftalato) e DEP(dietil ftalato) são geralmente encontrados em produtos de uso pessoal, como esmaltes, desodorantes, perfumes e colônias, shampoos e outros.
  • DEHP (di-(2-etilhexil) ftalato or Bis (2-etilhexil) ftalato) é usado em plástico PVC incluindo instrumentos médicos.
  • BzBP (benzilbutil ftalato) também aparece em produtos de uso pessoal.
  • DMP (dimethil ftalato) é usado em repelentes de insetos. 
    Outras dicas...

    Estejam ligadas quando verem o termo "fragrância": ele pode simplesmente estar escamoteando uma combinação de compostos que incluam ftalatos.

    Escolham sempre plásticos com o código de reciclagem 1, 2 ou 5. Os que têm o código 3 e 7 têm mais probabilidade de conter bisfenol ou ftalatos.

    Fonte: papo na macromoléculas/UFRJ.

    8 comentários:

    Gata Lili disse...

    valeu pelas dicas. a mamãe anotou direitinho! miaaauuu...

    Ronrons e Travessuras - O Blog disse...

    Obrigada pelas dicas. Anotadas!

    Beijos da trupe!!

    A. disse...

    Pode repassar, Lili! Não sei se é de conhecimento de todo mundo... eu não sabia!

    beijos

    Thalita Dias Braga disse...

    Adorei!!!
    Não sabia disso!!!
    Já anotei as dicas!

    A. disse...

    Meninas, eu tb não sabia!! Repassem, por favor!

    beijos

    Daniela Tórgo disse...

    Dica bastante útil e interessante eu também não sabia...bjs

    Dona Mila disse...

    Bom saber disso! Anabela, me conta essa historia a[i de processo... Fiquei com mais medo depois do que vc escreveu! Não vou aceitar os comentários que é pra nao dar idéia...

    A. disse...

    Lógico, era só pra vc saber, saca? Me escreve no maesdefelinos@gmail.com que te dou os detalhes legais. Não escrevo nada aqui pq juiz hj em dia aceita qq merda e não quero mais me aborrecer.

    Bjos