quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Como Resgatar um Gato da Água

A maior parte dos gatos sabe nadar muito bem, mas mesmo o Phelps felino pode  se afogar se ficar exausto ou cair num lamaçal. Também há o receio de afogamento em piscinas, mesmo as mais rasas. Se um felino começa a se afogar vem a pergunta: - E AGORA??

Antes que você diga "agora f**&u!", o MdF vem remediar sua situação.

- Primeiro, tente chamar socorro. Na sua geladeira, em local bem visível, tenha sempre o telefone do vet.

- Se for afogamento na água, segure ele pelo rabo ou pela parte de trás do pescoço e arrume algo que bóie para colocá-lo ali. Eles tendem a se agarrar, não são burros. Se desmaiar, de qualquer sorte você terá onde colocá-lo a salvo.

- Se for na lama e você achar que será mais um preso, segure como falamos e dê  algo para ele se agarrar. Se não der jeito, serão mais dois presos, mas pelo menos dois aguardando o socorro e ele com a cara fora da lama.

- Uma vez fora de perigo, segure ele de ponta cabeça e sacuda pra sair a água, que se ficar nos pulmões bloqueia o oxigênio. Tire qualquer corpo estranho que esteja na boca.

- Confira o pulso e a respiração. Se estiver fraco, deite seu bebeco de lado e faça respiração artificial. 

- Respiração artificial é bico: puxe a língua dele pra fora, inspire bem e coloque sua boca no nariz seu filho, de forma que o ar não escape. Expire. Vá fazendo até ver o peito dele se mexer, subindo e descendo.

- Para dar aquela acordada, coloque um pouco de amônia debaixo do nariz dele.  Mantenha-o aquecido e espere socorro, se já chamou, ou vá imediatamente ao veterinário.

Nunca é demais falar: Se você tem piscina, mantenha-a coberta com lona se ninguém estiver presente. Se tem banheira, mantenha-a vazia. Você não quer uma triste surpresa, é uma boa mãe, uma mãe consciente.

3 comentários:

ReCriando disse...

Aqui em casa, temos a "piscina tony" rsrsrs. Sempre fica coberta e de vez em quando escuto a Olga "pulando" sobre a lona... A piscina fica bem debaixo da janela do meu quarto, por onde a pequena adora passar para ir tomar sol no quintal... se eu bobear...

Beijos!

A. disse...

Pois é, Rê, a gente não pode dar mole!
Beijos

ReCriando disse...

Rsrsrs. E a Olga é espoleta!!! rs. Tem que ficar de olho o tempo todo!! rs. Beijos!