domingo, 6 de fevereiro de 2011

E meu filho envelheceu...

Seu filho fez 10 anos. Tornou-se um gato idoso. Começam as perguntas: quantos anos mais ele vai ter comigo? 4? 7? 14? E as mães piram o cabeção...
A resposta do tempo, a gente aqui não tem. Mas o que pode ajudar a prever é a vida que você deu até ali, incluindo: comida, cuidados médicos, cuidados com o corpo, água, diversão, amor, exercícios. 

Se seu filho emplacou os dez anos, vamos fazer o fofo chegar a um Creme Puff (a felina que chegou aos 38). Mas como?

Tem o lado genético, claro. Geralmente, SRDs são mais longevos. Mas podemos dar uma mãozinha: depois da festinha de dez anos, ir no vet de seis em seis meses, pedir exames de sangue pra checar função renal, fígado e hemograma completo. Ultra abdominal, de olho no fígado e rins é a boa. PROCURE UM VET ESPECIALISTA EM FELINOS. Cão não é igual a gato, muito pelo contrário.

Sempre apalpar o felino, não importa quão aporrinhado ele fique. Procure bolinhas, bolotas. Penteie, ajudando na limpeza. Limpe os ouvidos. Se der pra fazer uma tosa higiênica, faça. Manter os dentes escovados, nem que seja de dois em dois dias, porque o risco de gengivite é grande e de ir pro outro lado numa anestesia de limpeza de tártaro também. Olha, não esquecer de coçá-lo até ele enjoar e eu te amo pelo menos três vezes ao dia.

Procure uma ração adequada pra idade dele ( a Mature da Royal é bem aceita, mas a da Premier parece mais gostosa) e se puder comprar uma fonte, é a hora. Tem probioticos e toda sorte de produtos no mercado, é só falar com seu vet ESPECIALISTA EM FELINOS.

Pra quem está sem grana - como eu - o negócio é a prevenção, não deixar o caldo entornar: vet sempre que der, castração o mais cedo possível, escovação de dentes, não deixar sair, telas, vacinação em dia, muita água, boa ração, exercícios e amor, amor todo dia.  Sei que estou chovendo no molhado, mas vai que faz marola e alguém pega a  minha onda? :)

E até os 120 para todos, com muita saúde!

Fonte: papo com vets.

7 comentários:

INSPIRAÇÕES disse...

Gostei do post, minhas peludas ainda são novinhas , comem ração da Premier
e praticam muito exercícios no nosso apartamento rs , tudo o que você sugere no post eu faço pra elas , veterinário exclusivos pra gatas , castração e etc , mais sobre os dentes fiquei mal , gostaria de mais informações sobre isso obrigada !!!!

Beijos e boa semana

Luana disse...

Minha Mimi ja passa dos 16 com muita saude e disposicao... Ela ganhou alguns quilos nos ultimos anos e perdeu um pouco a animacao de correr atras de bolinhas, insetos ou qualquer coisa que se mova (e que seja menora que ela.. haha), mas ela nao esta gorda e nem tem problema algum de saude...

Me lembro que quando castramos a nossa Mimi, logo depois da segunda ninhada dela (sempre bem vinda, alias, com filhotes entregues a amigos, todos vivos e com mais de 10 anos), o veterinario tentou nos convencer do contrario, dizendo que castrar gatas diminuia o numero de anos dela... Eu pesquisei bastante na epoca (nao tinha o Google) e nao vi procedencia nisso... Mas vendo ela tao bem e saudavel eu realmente duvido... Vcoes sabem alguma coisa sobre isso?

Gloria disse...

Lembrar nunca é demais.Aceita uma indicação? Aqui em Porto Alegre, descobri a Chatterie, Centro de Saúde do Gato, o nome já diz tudo,né? Mais informações, joga no google.
Obrigado pela autorização, rs,rs. Bjs.gloria

Daniela Tórgo disse...

Anabela adorei o post, aqui o pessoal ainda está estalando de novo a mais velha é a Frida que faz dois anos agora em março mas, o certo é a gente começar os cuidados desde que são bebes mesmo.bjs

A. disse...

Oi Inspirações vou procurar um video pra ti. Eu uso escova daquelas de adulto,com cabo bem comprido pros meus dedos não serem comidos... hihihih!

Luana, pela minha experiência, é o contrário, inclusive por causa de piometra.
Bjos!

Gloria, vou ver! :D

INSPIRAÇÕES disse...

Ahhh eu espero o vídeo manda pra mim ?


bjos

ReCriando disse...

Meu Preto fará 13 anos em 28 de julho. Ele está super lindo, como sempre. Corremos e brincamos todos os dias (temos uma bricadeira de "pegar" que ele ama). É praticamente um bebê ainda. rs.
Beijos!