segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Dia de Faxina!

Estamos limpando e achando que estamos abafando. Mas o que é seguro pra gente, é mesmo seguro pros nossos filhos felinos? Estamos mesmo fazendo o melhor?

Bom, eu sou a tarada do Lysol. Desde o normal com cheirinho bom até o Lysoform, que é desinfetante de hospital. Fui contar pra vet das crianças, que arregalou um zói de três diâmetros e disse:
-Larga já disso! Pode não!

Ela me explicou que os meus amados desinfetantes à base de pinho e aqueles que têm fenol - adivinha qual é o rei do fenol? Dica: rima com Lysol. -  são muito tóxicos para gatos. Nunca usei pra limpar vasilha, mas no chão o produto impera. Já cheguei ao cúmulo de lavar lençol COM O DITO CUJO misturado no sabão. Me-do. Nem vou comentar do meu sprayzinho que eu levava na bolsa. Levava porque ficou caro pra eu comprar. Ando pensando em adquirir um daqueles sprays de jardim bem pequenos.

Uma coisa que sempre tive cisma e ela me deu razão: colocar veneno pra barata.Nunca pus. Porquê? Simples. A rapaziada ADORA um baratex e se ela estiver com veneno dentro dela.... Já viu. 

Pra matar as aranhas giga que eu de vez em quando tenho que enfrentar (sério, umas são do tamanho da minha mão aberta) , eu preciso do Rodox pra tontear a bicha, mas primeiro isolo o ambiente. Depois é chinelada até virar massa de chão, e aí raspa do assoalho, joga fora e deixa tudo isolado mais dois dias. Sério. Ou encaro a giganta na peixeira mesmo - vulga havaiana tamanho 43. Já levei carreira de uma. Foi mesmo triste, descobri que tenho um lado vingativo: tocaei a peste um dia todo até poder dar cabo dela.

Outra coisa: shampoo pra cães e gatos não existe. Gato não é um cão pequeno e cão não é um gato grande. Ou serve pra um ou pra outro, portanto faxinar o felino com shampoo genérico ou de cão, melhor não. Creolina, nem pensar. ENTENDERAM? Essa do tio da sua avó marido da sua prima que usou e não matou não cola. Mata ou queima e deixa sequelas.

Lavar o filtro do aspirador de pó ou jogar o bendito bem longe também é uma boa idéia. Vai saber o que tem lá dentro. Certo, pode rodar também aquele fecho de brinco que sumiu, mas não se faz omelete sem quebrar ovo. Compra outro ou mete-lhe chiclete (funciona!).

Pois é. Tamos ali esfregando e lambrecando tudo de tira bactéria, tacando água, causando a revolta geral. Não satisfeitas, ainda podemos estar colocando a vidinha deles em risco. É  ou não é de dar revolta felina?

3 comentários:

Marcela disse...

Estou adorando seu blog... Quanto a desinfetante eu estava limpando minha casa feito uma doida, colocando desinfetante a beça no chão. Meu gato, Lequinho de 7 meses, começou a babar bastante e a vomitar um pouco (ele que nunca tinha vomitado na vida) e eu sem saber o que estava acontecendo, levei ao veterinário e tive que dar um anti-tóxico durante uma semana e aboli o uso. Ele agora está ótimo, graças a Deus. Minha gatinha - Laurinha, que resgatei da rua, deveria ter um mês no máximo, não demonstrou qualquer alergia. Enfim, comprei um desinfetante de uso veterinário, para nunca mais tomar um susto desses.

eva disse...

Pior que meu gato adoro o cheiro dos desinfetantes a base de pinho. Bom saber disso, para prestar mais atenção.
Beijos

Déa disse...

Tô adorando seu blog. Posso te dar uma dica de limpeza? Use cloro. Isso mesmo, hipoclorito de sódio. Remova toda matéria orgânica do ambiente,lave com um detergente neutro e enxágue bem. O cloro não reage bem com os detergentes. Assim que o enxágue for feito dilua um pouco de hipoclorito em água e aplique na superfície limpa. O cloro não precisa ser enxaguado. Ele sanitiza o ambiente e não é irritante de pele e mucosas.
:*