quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Vermes?!

Uma MdF pedia dica de vermífugo para seu filho felino e um coleguinha dele. Fui pesquisar na nossa pracinha e acreditam que não tínhamos uma publicação sequer sobre o assunto, pelo menos não uma bem detalhada? Como assim? Pra piorar, esqueci o nome do vermífugo santo que a moçada lá usa, que é numa seringa, já com dosador, gosto de banana e fácil de fazer a galera engolir. Era muito pra uma mãe só!

Resolvi consertar uma falha dessas e dandei pra pesquisar. Posso dizer uma coisa já de saída: não como miojo nos próximos meses. Sério. O troço é mesmo nojento. E não, não lembrei do nome do remédio, mas quando eu ver a caixa, coloco aqui. É remédio skol: desce redondo!

Os vermes em felinos são parasitas intestinais. Eles prendem-se à parede do trato digestivo do seu bebeco e roubam os nutrientes do felino.De acordo com o Cornell University College of Veterinary Medicine os tipos mais comuns de vermes que infectam felinos incluem (não traduzi os nomes):


Hookworm nojento.
  Roundworms- São vermes achatados que podem ter de dois centímetros a quase um metro. 
  Tapeworms - Parecem um pedaço de espaguete e são os mais comuns de serem encontrados.
  Hookworms- Têm esse nome porque seus dentes parecem ganchos e eles os utilizam para prenderem-se à parede. Alimentam-se de sangue, causam diarréia e anemia.




Sinais Comuns de Uma Infestação. 

De acordo com Doctors Foster and Smith, os sinais de verminose podem variar. Seguem alguns dos mais comuns:

  Diarréia e/ou  vômito. (às vezes com pedaços de vermes ou vermes inteiros.)


  Desidratação
  Gengivas pálidas
  Barriga inchadinha
  Perda de peso
  Letargia
  Constipação
  Fezes pretas ou avermelhadas.
  Pelagem sem brilho, opaca.

Se a infestação não for controlada, o sistema imunológico do seu filho pode ser comprometido, tornando difícil que ele lute contra infecções e sua saúde pode decair rapidamente. 

Como Felinos Pegam Vermes

Existem muitos modos:
  • Ingestão de solo e plantas contaminados com ovos de vermes.
  • Exposição à fezes com estes ovos.
  • Ingestão de pulgas que abriguem os ovos.
  • Contaminação pela mãe.
  • Ingestão de presas (pássaros e camundongos) contaminadas com o verme.   

    Diagnóstico

    Claro, o diagnóstico depende de um parasitologista que examine as fezes do seu neneco.Ele vai usar uma centrífuga e depois olhar os invasores num microscópio.


    Tratamento

    Uma vez identificado o tipo de verme, o veterinário receitará um vermífugo adequado para seu felino. É possível que o neneco tenha mais que um verme ao mesmo tempo, então um diagnóstico preciso é essencial para livrar-se os hóspedes indesejados.
      Drontal - Trata roundworms, tapeworms e hookworms
      Profender - Trata roundworms, tapeworms e hookworms
      Interceptor - Trata roundworms e hookworms
      Revolution - Trata roundworms e hookworms

    Se você tem mais de um filho, pode ser que todos estejam infectados, ainda mais se usam a mesma caixa de areia. É necessário pegar amostras de fezes de todos eles e tratar a todos ao mesmo tempo para evitar reinfestação.

    Prevenção

    Infestações por vermes são muito comuns e difíceis de prevenir, mas seguem algumas medidas que podem diminuir as ocorrências. .
    • Limite a exposição do felino à terra e plantas.
    • Não deixe que brinque com camundongos ou pássaros.
    • Mantenha seu gato longe de felinos estranhos.
    • Mantenha-o sempre penteado e limpo.  

       

      Verminoses São Uma Séria Ameaça à Saúde do seu Filho!

      Vermes são mais que bichos nojentos. Eles podem afetar a saúde do seu filho. Para mantê-lo sempre a salvo, faça um check up no seu vet, levando amostras de fezes a cada seis meses.Um gesto simples que pode fazer toda a diferença.

      7 comentários:

      Anônimo disse...

      Olá! Costumo dar o comprimido Mebendazole,indicação da minha prima que é Veterinária,aqui tem um link falando um pouco do remédio,

      http://www.petcentermarginal.com.br/product.aspx?idProduct=0142205&iddept=206010


      Bjs!!

      Thalita Dias Braga disse...

      Lá em casa eu uso o Basken. É líquido e o mais fácil para dar, pq dar comprimido para 4 gatos não rola!!! Lá em casa só rola remédio líquido!!! rsrsrs

      Nara disse...

      Anninha... muito obrigada pelo post, me senti homenageada!! Ian tb agradece! É o seguinte, comprei o Mectal, mas como só tinha uma bisnaga na loja, tb comprei o Drontal... misturei na ração macia q ele adora e dei... mas ele comeu??? NEVER!!!Sentiu o cheiro e ignorou!! Tive q dar o remedio caro pro coleguinha pé-de-chinelo(q não recusa nada) e enfiei o Drontal guela abaixo em Ian... eu acho q eu sou a unica q tenho mais facilidade com comprimidos do q com outros tipos de administração, pelo q eu já percebi... a parada das pulgas eu não sabia mesmo... e realmente ele tava infestado... agora parece q as coisas estão se resolvendo... daqui a 15 dias mais um comprimidinho!!! Obrigada novamente pela atenção!!! Estrelinha pro seu blog!!!

      Anônimo disse...

      Eu usava o Drontal, mas a Bayer parou de fabricar já tem mais de um ano... Por isso eu uso o Petzi. Ambos foram prescritos pelo veterinário. Eu preferia o comprimido do Drontal porque era menor do que o do Petzi. E lá em casa eu prefiro dar comprimido do que remédio líquido, pois o comprimido eu consigo ter a certeza de que foi engolido, enquanto que o líquido, eles sempre cospem um pouco...

      A. disse...

      Nara, que bom que vc e as outras mães reconhecem o trabalho da gente. Que bom que vcs e vets competentes aparecem sempre pra dar uma idéia nova.

      Mais tem o bem pra fazer do que o mal pra campear por esses pampas do mundo!

      beijos pra vcs!!

      Déa disse...

      Pra mim o melhor vermíg=fugo que existe é o MECTAL. É em pasta, próprio para gatos. Passa um pouquinho na patinha e deixa o gato se lamber. Simples assim!

      Anônimo disse...

      ola Dea como consigo este remédio? meu email é maria_jaque gus@hotmail.com bjsssssss