terça-feira, 13 de março de 2012

Móveis para Felinos IV- a saga dos arranhadores.

Seu filho já cansou daquele arranhador velho. Seu sofá é forrado com aquablock e o pequeno fica ali, olhando com aquela cara de quem derramou salmão num buraco que não dá pra pegar. Como faz numa situacao dessa?

Todo mundo sabe que a onda pra um felino é se esticar. Estiiiiiiiiiiiiiiiiiiiicam que só vendo, ainda mais se for pra pegar aquele miolinho de pão com requeijão que você tinha deixado pra comer no final do café da manha. Mas o arranhador normal vira, cai no chão e pior que tudo......teu filho enjoou e nem aquela arranhada burocrática ele dá mais.


Existem esses de parede e também dá pra você fazer. De novo, compre a plaquinha de madeira, mas tenha em mente que você precisa pregar a bendita na parede, tem que ficar fixa que nem azulejo.  Compre um pedaço de carpete, cole bem firme e espere a cola secar uns dias - essas colas sempre tem alguma coisa tóxica. Depois, estique seu fiote ali pra ver a altura certinha, marque a altura e pregue o arranhador na parede. Depois de seco e conferidos cheiros, manda brasa no catnip. Seu filho vai curtir a novidade - por uma semana ou duas - e você vai ter tempo pra fazer um outro, de formato diferente! Uma dica são os retangulares, que vão do chão até a altura do bebeco esticado. 


Tem uns mais elaborados, como o curvo. Esse precisa de um marceneiro pra fazer - se você conseguir fazer sozinho, coloca teu email nos comentários - mas é interessante porque também serve de ponto pra cochilar e dá mais opcao de movimento. Por exemplo, se você espalha catnip nele, o felino pode rolar em cima, se esfregar todo. Não aconselho fazer isso se você optar pelo modelo que fica pendurado, porque já vi filho meu rolar do sofá, doidaco de nip. Rolou, caiu no chão e lá ficou, vendo duende e gnomo. E eu quase tive um troco.

Papelão

Existe a idéia de fazer de papelão. Mas aviso que, apesar de simples de fazer e ter refil  (você só precisa comprar mais tijolo de papelão) a porcalha é grande. 

Você pega uma caixa de madeira. Tira a ripa de cima - lixa, confere farpa - e enfia ali um tijolo de papelão. Fixa na parede no mesmo esquema do quadradinho, a caixa não pode ficar frouxa de jeito nenhum. 

Aviso que vai fazer sujeira quando o pequeno for usar, mas a diversão, pro felino, é muito maior. Ele se diverte três vezes: arranhando, vendo aquela montoeira de papel voar e assistindo você limpando aquela lambança, enquanto ele tenta mordiscar seu calcanhar ou fica se rocando em você. Os pais se divertem de ver o filho feliz. Pelo menos até ver a melequeira que ficou a sala de estar.


6 comentários:

Marilia disse...

Tô anotando todas as idéias!!!

Gatos da minha vida: Lola, Lilica, Smigol e Preta disse...

Adoreeeeeei as dicas!!!=)

A. disse...

Meninas, quem colocar em prática, manda foto! Beijos

Gata Lili disse...

Ei gostei dessa idéia! vou fazer.

Anônimo disse...

Olá
Eu tenho em casa um balde, só que reto...redondo...entende? Gostaria de fazer dele um arranhador... você recomenda outra coisa além do carpete? Lixa vale??

patriciaa.fagundes@gmail.com

A. disse...

Patrícia, lixa vai machucar. Tem tapete desses de porta que é mais molinho, vc corta em tiras pra ir colando nos lados. Se bobear, alguns são tão molinhos que dá até pra encapar o balde todo!

Bjos