sábado, 24 de outubro de 2009

Farinha de Mandioca e Areia Sanitária.

Ok, agora que percebi. Eu espalhei a idéia da Katiuscia e nunca falei disso aqui no MdF. Vou corrigir esse furo agora!

Bom, há uns 3 anos atrás, batendo papo aqui no condomínio, reclamei da porquêra que a areia sanitária fazia. E olha que a gente já tinha tentado desde a Pipicat até a sílica superultra tabajara, passando pela serragem e Mitzis da vida - que nos pareceu a menos pior. Eis que Dona Kat, mãe de um felino superfashion que passeia na coleira desde menino, diz:

- Ué. Usa farinha de mandioca?
Silêncio e pessoas com cara de empada.
- Kat, como assim? É pra comer!
- Sim, mas também serve pra outras coisas.
- É -
pensei eu - maconha se fuma e se faz tênis e roupa.... Faz sentido.
- Vou experimentar, então! - a farinha, não a outra coisa que dá pra fazer roupa.

Meninas, eu vi! Limpei a caixa e mandei ver em dois saquinhos da Granfino. Nussaaamãedosfelinos! Não quis mais saber de outra vida. Claro, a farinha espalha se você não varrer pelo menos por perto todo dia, mas cheiro? Nada? Rendimento? Todo! Torrões? Perfeiiiitos! E eu nem tive problema pra continuar comendo frango à milanesa! Como li uma colega de comunidade dizer: - A farinha mudou a nossa vida! Pode-se dividir as eras aqui em casa em A.F.(antes da farinha) e D.F.(depois da farinha). Se na minha religião tivesse santo, Kat seria canonizada!

Espalhei a boa nova aos quatro ventos e alguns se regozijaram, outros resolveram me tacar pedra e alguns se pudessem teriam me dado umas chamuscadas. Normal. O cara que publicou as idéias de Galileu também não deve ter tido moleza dos inquisitores. O importante é que muita gente começou a usar, e como todo open source, teve muito upgrade: farinha com serragem, farinha com a areia, farinha fina, farinha grossa e por aí vai. Essa é a parte mais legal, ver a idéia criar asas, perder o dono e virar de todo mundo. Pedi pra uma colega bióloga fazer uma análise bacteriológica da farinha e da areia, e ela não achou nada que fosse perigoso. Achou mais na areia, porque ela ficava com muita umidade. Mas é um estudo empírico, feito só pra ver qual era, como a gente diz. Também os usuários não reclamaram: ninguém teve problema respiratório, urinário, nada. Caso de felino comer, raro.... acho que foi um. O fato é que quem usa está mesmo feliz com a escolha e suas adaptações.

Aqui em casa, usamos a fina e nunca mais. A rapaziada não curtiu e eu me senti numa sala à milanesa. Compramos a torrada: eca. A ideal até hoje é a Granfino extra e a Carreteiro sem ser torrada. Nunca misturamos com areia sanitária, até porque adorávamos a Mitzi e nunca mais achamos. Quem sabe se acharmos de novo? Uma que não serve pra isso: a Vascaína. Mermão.....parecia que tinha nevado na sala!!!

Eu vou tirar fotos e colocar aqui. Podexá que ponho pequeninas, pra quem tem estômago fraco não ficar com nojinho. Quem quiser, é só clicar e ampliar! A informação tá aqui pra ser partilhada! Mãe que é mãe conversa mesmo. Digamos que esse blog seja a nossa pracinha..... ;-)

27 comentários:

Mel disse...

Como eu só descobri o seu blog agora??? Lei alguns posts aleatoriamente e amei!

Parabéns

Priscilla Marys Costa dos Santos disse...

Nossa, Anabela, se isso funcionar vou ajudar você a pedir a canonização de Dona Kat... Aquele cheiro das fezes dos gatinhos realmente é desagradável. Vou tentar usar com a minha gatinha Marie e depois conto como foi minha experiência... Só fiquei com uma dúvida: eles não se sujam muito com a farinha fina?
Abraços.

Lia disse...

Olá! :)
Sou da comunidade Gatos e cheguei aqui pelo tópico da farinha... espero ansiosa pelas fotos do resultado!
Desde a chegada de uma mocinha à minha casa, a pipicat deixou de dar conta - o que me dá muita tristeza, pois ela resolvia meu problema com cheiro...
Estou quase convencida de testar farinha + areia, mas antes queria ver o resultado. Se conseguir juntar fotos das misturas loucas que surgiram, ficarei grata!
Abraços

Ms. Anabela disse...

Mel, o blog é meu e de uma outra mãe, a Andrea. :-)
O blog é novo, tem cerca de um mês e uns quebrados. Abrimos pra ajudar outras mães, já que pra nossa a ajuda veio tarde.

Venha sempre, ajude a divulgar. É como se fosse a nossa pracinha! :-)

Beijos

Marys, se for da fininha, neva!!! Mas da crua ou mais grossa é tranquilo. Escreve pra gente mandando como foi aí que a gente posta! Pode pôr foto!!

Ms. Anabela disse...

Lia!
Vou pôr ainda hoje, acabaram as pilhas pra máquina!!! :-D

Beijos

Denise disse...

Olha, depois que descobri a farinha de mandioca como um excelente formador de torrões.. não abro mão dela! Sempre misturo na areia, e os xixis ficam lindinhos, durinhos e super fáceis de tirar.. Sem contar que diminui o odor pra praticamente zero, e a areia rende mais! E viva a farinha de mandioca!! :D

Ms. Anabela disse...

Acho que vou criar a Igreja dos Adoradores da Farinha!
hahahahaha!

neko disse...

uso pipicat floral com arthur e nunca tive problemas. se bem que ele come royal castrados que diminui muito os cheiros. a unica coisa que ele dá trabalho é o modo de cavar. a "caixinha" de areia dele é uma banheira de bebê :P
foi a unica que conseguiu resistir às patadas do bruto. mas é bom ficar sabendo dessas opcoes alternativas :D obrigada por compartilhar!

Flávia disse...

Olá! Desculpe-me pela demora em responder, mas a as últimas semanas foram malucas!MAs Que bom que você gostou do podcast! Para colocar no seu blog é o mesmo esquema do Youtube, só colocar o código na página do blog.

Quanto a farinha, pra mim foi milagrosa. Uso junto com a areia porque aqui só encontro a fina. Beijos

Flávia disse...

Já ia me esquecendo.. vc tocou no assunto da comunidade gatos lá do Orkut... estou falando dela no Fmiau desta semana! Mais uma vez parabéns pelo blog!

EVA CRISTIANE disse...

Olá meninas,

Olha essa dica da farinha de mandioca precisa mudar minha vida rs... tenho 3 gatildos e muitos gastos com areia, e ainda tem aquele cheirinho ecaaaa. Vou passar no mercado hj para comprar a tal farinha, minha duvida é quanto a proporção, farinha X areia. Andei lendo num outro blog ou sei lá onde que vale também retirar os torrões de urina esfarelar e pôr para secar ao sol e reaproveitar... Ainda não testei, mas será q isso dá certo? Será que não teria risco para a saúde dos bichentos? Li também por aí que para controlar o odor pode-se usar bicarbonato e sal grosso para matar germes... ufa tanta coisa...
Mas parabéns muito legal esse blog

Dagalberto disse...

Gente vocês viram...já tem no mercado uma areia sanitária feita de MANDIOCA...no site do PETSUPERMARKET encontrei a areia DBEST em duas variações a BIO ( é uma versão biodegradável de mandioca 100% pura ) e a FINA ( um mix de mandioca + diatomita fina mais barata ).
Experimentei ambas e garanto que ambas são SENSACIONAIS, tiram por completo o cheiro, formam torrões muito firmes e deixam o fundo da bandeija limpinha...MARAVILHA..

Dagalberto

Anônimo disse...

Olá, por acaso li este post e resolvi experimentar. Há um ano uso Sílica mas o preço está salgado D+. Estou usando a PipiCat Classic e misturei 1/2kg de farinha de mandioca. Está funcionando perfeitamente e olha que eu tenho 3 gatos grandes e gordos. Torrões bem formados, cocô sequinho e o melhor de tudo sem cheiro. Obrigado pela dica, vai se tornar uma bela economia aqui em casa. Abs, Bruno

Anônimo disse...

Depois da minha mãe colocar meu gatinho na rua por causa do cheiro resolvi meus problemas com a farinha,
diminuiu os odores em 90%.

PS: Eu coloco uma camada de talco perfumado (aqueles de cabeleireiro) melhora mais ainda.

Obrigado!

Danny disse...

Que ideia show de bola!

Nai disse...

Eu misturo areia higiênica normal, 4kg + 2kg de farinha de mandioca (não torrada) + 1kg de sal grosso + 3 colheres de bicarbonato de sódio! Nunca mais tive problema com odores.

A. disse...

Nao, dá só om confere no bicarbonato nas patinhas? É que amocada depois lambe e eu nao sei se isso ferra com a barriguinha deles. Beijos!

Duda disse...

Gente faço parte de vários grupos ambientalistas e de proteção animal, desde receitas veganas até o freeganismo. E como mãe de gatos consciente procurava algo para a liteira mais "ecologicamente correto". As areias pra gatos na sua maioria tem em sua composição argila e esta é hidropoluente e não pode ser dispensada no vaso, tem que colocar em.saquinhos de lixo e se vcs esquece de tirar está fe ita a cagada empesteia a casa toda com cheiro de "toto "

Duda disse...

A farinha de mandioca além de ser biodegradavel pode ser dispensada direto no.sanitário sem perigo de entupimentos ou outro problema do gênero. É mais saudável ao bichano pois não vai produtos químicos e se limpo todo dia não deixa cheiro algum(exeto se seu gato for como minha Noite que pesa 6kg faz cocos enormes e tem preguiça de enterrados kkkk) mas mesmo assim vale a pena. Eu deixo a liteira do lado do sanitário daí sempre que vamos ao banheiro já aproveitamos e retiramos os torroes e economizamos até com a descarga e.nunca fica nada na caixa por mto tempo. Parabéns a quem usa a farinha pois está cuidando do meio ambiente de forma barata pq além de todos os benefícios ela é bem mais barata que a areia comun mais em conta além de render 100%!!! e ao amigo(a) aí de cima vcs vai matar seus gatinhos!!! pegue um.pouco de bicarbonato e coloque na sua língua e veja o que acontece. vcs está forçando seus bebês a ingerir isso que faz mto mal ainda mais pra bichanos sensiveis. eu prefiro correr o risco de um cheirinho de coco ou xixi de vez enquando a colocar.meus.filhos em.risco.. acho que deve repensar na receita!!!

A. disse...

Duda, GENIAL as informacoes passadas! Acho que vou editar o post e ver se consigo encaixar o que vc escreveu!
Beijos

olhoscoloridos disse...

Eu comecei a usar aqui em casa, e estou maravilhada!!!Nenhum cheiro!!!
Comecei misturando na areia do Alecrim, pra ver se ele se acostumava bem...e não teve problema nenhum! Adeus mau cheiro!!!!!Viva a farinha de mandioca!!!!!!

Flávia disse...

Gente, tentei usar aqui em casa (tenho duas moçoilas). Fiz a mistura direitinho, coloquei na caixa e fiquei lá, me achando, quando me dei conta de que uma das garotas estava comendo a farinha! Sim, comendo avidamente, como se fosse o melhor dos petiscos, inclusive mesmo depois de uma das duas, ou ambas, terem usado a caixa (eca)!!! Eu não acreditei nos meus olhos, e não me sobrou outra alternativa a não ser voltar pra velha pipicat... (suspiros resignados).

Maes de Felinos disse...

Hahahahahahahah! Vc botou farinha pura? Eu usava farinha pura...

Menina, eu ri aqui...tuas meninas sao as únicas aé hoje, eu acho...heheheehehe

beijos!!!

Anônimo disse...

Fiquei maravilhado quando descobri da farinha de mandioca... Rende que e uma beleza, eu tiro o cocô, quebro o torrão do xixi e deixo secar pra usar de novo... Eu nem preciso comprar pq vem na cesta básica do meu pai... Por mes acho que comprava uns 4 saco de areia, agora só compro 1. Sou um pai de gato...

DudaJukah disse...

Que maravilha.. e pelos comentários parece que a dica é muito boa. Vou testar e corro aqui p contar o que achei :D

DudaJukah disse...

Que maravilha.. e pelos comentários parece que a dica é muito boa. Vou testar e corro aqui p contar o que achei :D

Duda Negrelli disse...

Gente...me ajuda.....qual farinha devo comprar?...eu uso a areia pipicat, mas eu tenho um problema....procurei aqui e so vi gente falando de ter um ou dois gatos....eu tenho sete...será que vai dar certo?...me ajudem...(são várias caixinhas que tenho...