Você está lá, toda feliz, com seu filho no colo. Passa a mão na barriga, no pescoço...epa! Que é isso? Que bolinha é essa???? Se ele não for um daqueles mega peludos onde os brinquedos se escondem, pode ser um abcesso. E o que são essas nojeiras?
Abcessos são acúmulo de pus que geralmente se formam por causa de feridas durante os gato jitsu e gato fu da vida. Podem ainda vir de corpos estranhos, como sementes de grama, etc. Não se pode dizer bem o que causou o abcesso até que o conteúdo seja retirado e examinado.
Como acontecem os abcessos?
A pele do seu filho/filha tem a habilidade de curar-se muito rápido.Quando ele ganha um brinde do tipo dente ou garra de um dos irmãos, ele também ganha bactérias. A pele fecha rápido e os microorganismos fazem as festa! É mais ou menos como final de semana de adolescente em casa mista sem televisão, adultos ou video game.
Abcessos são acúmulo de pus que geralmente se formam por causa de feridas durante os gato jitsu e gato fu da vida. Podem ainda vir de corpos estranhos, como sementes de grama, etc. Não se pode dizer bem o que causou o abcesso até que o conteúdo seja retirado e examinado.
Como acontecem os abcessos?
A pele do seu filho/filha tem a habilidade de curar-se muito rápido.Quando ele ganha um brinde do tipo dente ou garra de um dos irmãos, ele também ganha bactérias. A pele fecha rápido e os microorganismos fazem as festa! É mais ou menos como final de semana de adolescente em casa mista sem televisão, adultos ou video game.
Dali a três dias - no caso do abcesso, no outro são de dois a quatro meses - o caroço já pode ser visto ou sentido. O desenvolvimento depende da extensão e profundidade da ferida, a carga e tipo de bactéria presente e o mais importante: o estado geral do seu filho, que determinará a capacidade dele de reagir à infecção. Se você não perceber que algo está errado a tempo, pode haver febre, perda de apetite e letargia. As toxinas da bactéria estão se espalhando e o tecido em volta da ferida está morrendo e indo pra corrente sanguínea. Seu filho pode ficar muito doente.
Se seu pequeno tem um abcesso, ele está sentindo dor. Mamães, fiquem de olho nesses sinais!
* Hà uma repentina perda de apetite.
* Fica menos ativo, podendo ficar deitado, encurvadinho, por horas.
* Não quer se mexer nem brincar.
* Não quer deixar você tocar nele, ou se deixa, está na cara que está sentindo dor. * Tem febre.
*Tem um inchaço quente em algum lugar do corpo.
* Pode começar a mancar.
Cuidado! Você pode não perceber o que está havendo, já que o pêlo pode esconder o problema!
Qual o tratamento?
O abcesso pode romper sozinho, soltando por qualquer furo, uma meleca amarela ou castanha de cheiro ruim. Seu bebê pode agora estar se sentindo melhor e voltar a comer. Se ele deixar, tire o pêlo em volta da bolota. Limpe bem o que sobrou. Lave com água com sal e água oxigenada de dez volumes, na proporção meio a meio. Quanto mais meleca sair, melhor.
Porém, se o abcesso não abrir sozinho em um ou dois dias, leve no veterinário para ele abri-lo e drená-lo cirurgicamente. Seu vet vai drenar tudo e tirar algum tecido morto que haja, para curar mais rápido e evitar mais infecção. Pode ser que o seu pequeno tenha que usar um dreno para evitar a volta do caroço. Geralmente prescrevem-se antibióticos e o dreno será removido em alguns dias. Você pode assistir a um procedimento aqui.
Se você viu que seu filho foi mordido, leve-o ao vet para exames. Feridas que podem ficar muito sérias podem ser tratadas com antibióticos antes que a coisa fique ruim. A ação imediata pode evitar problemas e gastos desnecessários com médicos, além do sofrimento.
Após uma luta, confira seus filhos para ver os ferimentos. Pernas, pescoço, cabeça e a área perto do bumbum são as áreas favoritas para ter mordidas. Procure por feridas, furinhos, por menores que sejam, pêlo solto ou sangue. Faça pressão no local e veja se seu bebê sente dor. Faça este mesmo teste no dia seguinte, além da procura pelos ferimentos. Se houver dor, é mau sinal.Então mamães - e papais, estamos tendo muitas reclamações - já sabem: brigou, mãe olhou. Tá furado, tá arranhado, tá estropiado? Testa pra dor. Fica de olho. E qualquer inchadinha... Já pro veterinário!
Fonte: livros de veterinária.
11 comentários:
---.•:*¨`*:•. .•:*¨`*:•. - Pouca coisa é
--::: ........ /\,,,/\ ........ ::: - necessária para
--*: ........ (=“;“=) ....... :* - alegrar o dia de um amigo.
---*•“ ..... (“)_(“) ..... “•* - Basta dar uma
------*,. ................ .,* - passadinha
---------*•, ........ ,•* - e dizer: Eu
-------------`°?°´ - não esqueci de você
Bom fim de semana
Besitos e Lambidinhas
Ana,nino&Jokinha
Brigada Ana e família!
beijos mil!
Tenho uma gatinha que formou uma "quelóide" de um arranhãozinho de uma irmã :)
Ficou uma bolinha nas costas.
Ainda bem que não foi nada grave
parabéns pelo blog!
Marisa
Ola.Tenho um Bosques que vive nao tem contacto com a rua nem com outros gatos.No Sabado passado sai de casa apos o almoço e ele estava bem,mas quando cheguei a noite notei um enorme caroço mole abaixo do pescoço.Chwguei ate a pensar que ele tivesse deslocado a pata da frente,mas nao.Nao tinha quaisquer sintomas de dor ou febre,continuou a comer normalmente e com a actividade normal.Hoje fomos ao veterinario com ele e teve de ser lancetado e drenado para o liquido seguir para biopcia...a parte que deixou todos surpreendidos foi no fim...depois do pus sair surgiram uns granulos verdes muito pequenos que davam a impressao de serem ovos...alguem sabe se existe algum parasita que coloque ovos verdes dentro da pele ou carne dos gatos?amanha vou com ele ao penso e talvez ja tenha resultados da biopcia,mas gostava de saber a vossa opiniao...Obrigado!
Olha Angela,não sou vet, mas parece um parasita.
Tomara que seja, pq é fácil de curar. Dê notícias!!
Abraços!!!
Olá, é a primeira vez que entro no seu blog, achei lindo! Gostaria de pedir uma orientação: sou mamãe de primeira viagem de 2 gatinhos irmãozinhos que adotei, agora eles estão com uns 6 meses aproximadamente. Mas descobri que o branquinho tem na barriguinha um pelote mole que o outro não tem. Eu já havia os levado a um veterinario antes mas eu não sei se ele já tinha. Já tomou todas as vacinas, e eles não saem para a rua, pois moram em apartamento. Se vc souber o que pode ser, poderia dar uma pista? Desde ja´agradeço pela atenção e pelas informações! Felicidades aos seu gatinhos e para você!
Minha gatinha não foi arranhada e nem lutou com gato nenhum, pois não sai de casa. Mas estão aparecendo vários pelo corpo dela. Alguns estouraram, outros a veterinária extraiu, mas tá ficando sem controle :(
O que será que pode ser?
Jana, leva o vet e pede pra testar pra FELV. Se já testou e deu negativo, pode ser esporotricose.
Leva sempre no vet, se um nao acertar, procure outro, de preferência especialista em felinos.
Estou neste momento são 3:30 da manhã o abscesso do meu gato estourou , estar com 3dias que Tava inchado,, ele não come e não bebé há 3dias.
Giselia, vc levou ao vet?
Meu gato tem 4 aninhos, e apareceu com a patinha esquerda dianteira inchada na parte muscular, mas no entanto sem ferimento algum visivel, perdeu o apetite. Na manhã de ontem no local inchado apreceu uma mancha com aspecto de sangue escuro, e mais inchado. Nós limpamos bem e com um espinho de limoeiro furamos e saiu muito pus com cheiro ruim. Apos isso começamos a dar lhe antibiotico para felino. Será que realmente o que ele tinha era abcesso? me ajudem mamães me respondam please...
Postar um comentário