quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Abcessos.

Você está lá, toda feliz, com seu filho no colo. Passa a mão na barriga, no pescoço...epa! Que é isso? Que bolinha é essa???? Se ele não for um daqueles mega peludos onde os brinquedos se escondem, pode ser um abcesso. E o que são essas nojeiras?

Abcessos são acúmulo de pus que geralmente se formam por causa de feridas durante os gato jitsu e gato fu da vida. Podem ainda vir de corpos estranhos, como sementes de grama, etc. Não se pode dizer bem o que causou o abcesso até que o conteúdo seja retirado e examinado.

Como acontecem os abcessos?

A pele do seu filho/filha tem a habilidade de curar-se muito rápido.Quando ele ganha um brinde do tipo dente ou garra de um dos irmãos, ele também ganha bactérias. A pele fecha rápido e os microorganismos fazem as festa! É mais ou menos como final de semana de adolescente em casa mista sem televisão, adultos ou video game.

Dali a três dias - no caso do abcesso, no outro são de dois a quatro meses - o caroço já pode ser visto ou sentido. O desenvolvimento depende da extensão e profundidade da ferida, a carga e tipo de bactéria presente e o mais importante: o estado geral do seu filho, que determinará a capacidade dele de reagir à infecção. Se você não perceber que algo está errado a tempo, pode haver febre, perda de apetite e letargia. As toxinas da bactéria estão se espalhando e o tecido em volta da ferida está morrendo e indo pra corrente sanguínea. Seu filho pode ficar muito doente.

Se seu pequeno tem um abcesso, ele está sentindo dor. Mamães, fiquem de olho nesses sinais!
* Hà uma repentina perda de apetite.
* Fica menos ativo, podendo ficar deitado, encurvadinho, por horas.
* Não quer se mexer nem brincar.
* Não quer deixar você tocar nele, ou se deixa, está na cara que está sentindo dor. * Tem febre.
*Tem um inchaço quente em algum lugar do corpo.
* Pode começar a mancar.
Cuidado! Você pode não perceber o que está havendo, já que o pêlo pode esconder o problema!

Qual o tratamento?

O abcesso pode romper sozinho, soltando por qualquer furo, uma meleca amarela ou castanha de cheiro ruim. Seu bebê pode agora estar se sentindo melhor e voltar a comer. Se ele deixar, tire o pêlo em volta da bolota. Limpe bem o que sobrou. Lave com água com sal e água oxigenada de dez volumes, na proporção meio a meio. Quanto mais meleca sair, melhor.

Porém, se o abcesso não abrir sozinho em um ou dois dias, leve no veterinário para ele abri-lo e drená-lo cirurgicamente. Seu vet vai drenar tudo e tirar algum tecido morto que haja, para curar mais rápido e evitar mais infecção. Pode ser que o seu pequeno tenha que usar um dreno para evitar a volta do caroço. Geralmente prescrevem-se antibióticos e o dreno será removido em alguns dias. Você pode assistir a um procedimento aqui.

Se você viu que seu filho foi mordido, leve-o ao vet para exames. Feridas que podem ficar muito sérias podem ser tratadas com antibióticos antes que a coisa fique ruim. A ação imediata pode evitar problemas e gastos desnecessários com médicos, além do sofrimento.

Após uma luta, confira seus filhos para ver os ferimentos. Pernas, pescoço, cabeça e a área perto do bumbum são as áreas favoritas para ter mordidas. Procure por feridas, furinhos, por menores que sejam, pêlo solto ou sangue. Faça pressão no local e veja se seu bebê sente dor. Faça este mesmo teste no dia seguinte, além da procura pelos ferimentos. Se houver dor, é mau sinal.Então mamães - e papais, estamos tendo muitas reclamações - já sabem: brigou, mãe olhou. Tá furado, tá arranhado, tá estropiado? Testa pra dor. Fica de olho. E qualquer inchadinha... Já pro veterinário!

Fonte: livros de veterinária.

11 comentários:

Aninhas disse...

---.•:*¨`*:•. .•:*¨`*:•. - Pouca coisa é
--::: ........ /\,,,/\ ........ ::: - necessária para
--*: ........ (=“;“=) ....... :* - alegrar o dia de um amigo.
---*•“ ..... (“)_(“) ..... “•* - Basta dar uma
------*,. ................ .,* - passadinha
---------*•, ........ ,•* - e dizer: Eu
-------------`°?°´ - não esqueci de você
Bom fim de semana
Besitos e Lambidinhas

Ana,nino&Jokinha

A. disse...

Brigada Ana e família!
beijos mil!

marisa disse...

Tenho uma gatinha que formou uma "quelóide" de um arranhãozinho de uma irmã :)
Ficou uma bolinha nas costas.

Ainda bem que não foi nada grave

parabéns pelo blog!

Marisa

Angela disse...

Ola.Tenho um Bosques que vive nao tem contacto com a rua nem com outros gatos.No Sabado passado sai de casa apos o almoço e ele estava bem,mas quando cheguei a noite notei um enorme caroço mole abaixo do pescoço.Chwguei ate a pensar que ele tivesse deslocado a pata da frente,mas nao.Nao tinha quaisquer sintomas de dor ou febre,continuou a comer normalmente e com a actividade normal.Hoje fomos ao veterinario com ele e teve de ser lancetado e drenado para o liquido seguir para biopcia...a parte que deixou todos surpreendidos foi no fim...depois do pus sair surgiram uns granulos verdes muito pequenos que davam a impressao de serem ovos...alguem sabe se existe algum parasita que coloque ovos verdes dentro da pele ou carne dos gatos?amanha vou com ele ao penso e talvez ja tenha resultados da biopcia,mas gostava de saber a vossa opiniao...Obrigado!

A. disse...

Olha Angela,não sou vet, mas parece um parasita.
Tomara que seja, pq é fácil de curar. Dê notícias!!
Abraços!!!

Glenda disse...

Olá, é a primeira vez que entro no seu blog, achei lindo! Gostaria de pedir uma orientação: sou mamãe de primeira viagem de 2 gatinhos irmãozinhos que adotei, agora eles estão com uns 6 meses aproximadamente. Mas descobri que o branquinho tem na barriguinha um pelote mole que o outro não tem. Eu já havia os levado a um veterinario antes mas eu não sei se ele já tinha. Já tomou todas as vacinas, e eles não saem para a rua, pois moram em apartamento. Se vc souber o que pode ser, poderia dar uma pista? Desde ja´agradeço pela atenção e pelas informações! Felicidades aos seu gatinhos e para você!

Unknown disse...

Minha gatinha não foi arranhada e nem lutou com gato nenhum, pois não sai de casa. Mas estão aparecendo vários pelo corpo dela. Alguns estouraram, outros a veterinária extraiu, mas tá ficando sem controle :(
O que será que pode ser?

Maes de Felinos disse...

Jana, leva o vet e pede pra testar pra FELV. Se já testou e deu negativo, pode ser esporotricose.
Leva sempre no vet, se um nao acertar, procure outro, de preferência especialista em felinos.

giselia disse...

Estou neste momento são 3:30 da manhã o abscesso do meu gato estourou , estar com 3dias que Tava inchado,, ele não come e não bebé há 3dias.

Maes de Felinos disse...

Giselia, vc levou ao vet?

Unknown disse...

Meu gato tem 4 aninhos, e apareceu com a patinha esquerda dianteira inchada na parte muscular, mas no entanto sem ferimento algum visivel, perdeu o apetite. Na manhã de ontem no local inchado apreceu uma mancha com aspecto de sangue escuro, e mais inchado. Nós limpamos bem e com um espinho de limoeiro furamos e saiu muito pus com cheiro ruim. Apos isso começamos a dar lhe antibiotico para felino. Será que realmente o que ele tinha era abcesso? me ajudem mamães me respondam please...