domingo, 22 de novembro de 2009

Acne? Hein?

É. Nossos filhos TAMBÉM tem acne. E pode dar em coisa muito feia, se não tratada. Sabe aquilo que a gente chama de queixo sujo, com coisinhas pretas? Pois é.

É acne. Aparece mais no queixo e bem embaixo do lábio inferior. Muitos pais e mães levam seus pequenos ao vet e ele logo diz que é fungo. Não é não. Acne felina faz como se fosse um cravo ou espinhas mesmo. Não tem nada a ver com adolescência felina, isso podem acreditar. Tem mais a ver é com porcaria mesmo.... e não porcaria que eles comem.

O negócio é o seguinte: nossos filhos usam as patas dianteiras umedecidas para limpar a carinha. Só que nem sempre lembram do queixo. Sabe filho meio porcolino que "pula umas partes do banho"? Pois é. Se eles têm a pele oleosa então.... Prato cheio. Alguns outros vets - especialistas em felinos, claro - afirmam que isso acontece por causa da muda do pêlo, por isso ser mais comum no início do verão ou final do outono. O pêlo novo não empurra o velho direito, o buraquinho fica aberto e...tchan! Espinha e cravo. Outros afirmam que pratos de comida mal lavados, ou de plástico, ajudam no problema. Vamos trocar por metal. Os pontos continuam no queixo dele/dela. E agora? O que fazer?

Bom, aquilo não é hormônio, então claro que tem bactérias lá. O vet realmente bamba vai mandar fazer cultura e conferir o que tem ali. Baseado nisso, vai procurar o melhor remédio. Remova os pêlos com cuidado, porque deve estar tudo uma meleca de vermelho. Limpar o queixo primeiro com sabonete anti bacteriano infantil e água morninha. Seque bem. Depois álcool idodado. Peróxido de hidrogênio - água oxigenada - também, desde que tudo feito com muita suavidade pra não irritar ainda mais a pele. Evitem espremer, hein? Se der vontade, tenha sempre plástico bolha à mão. Não serve pra quem quer evitar espremer de maridos e filhos humanos. Isso a vontade dá e não passa nem com reza braba.

Alguns vets pedem para irmos à farmácia de manipulação fazer um shampoo de peróxido de benzoíla a 2,5%, mas lembrem-se: seus filhos podem ser alérgicos. Perguntem sempre ao seu vet! O que parece acne pode até ser outra coisa, uma infecção, etc.

Esperamos poder ter ajudado. ;-)

5 comentários:

Andrea Raffai- Mamãe da Mel, do Fred, do Jack,da Nina e da Bianca disse...

Pois é gente, acne felina.
Meu bebê, o Jack, persinha, está com acne, estou cuidando e logo, logo estará zerinho.

Beijos

Amor & Miados disse...

outro dia estava conversando com a andrea sobre acne felina. descobri que a do arthur estava bem no comecinho revirando sites em inglês pq aqui, os vets só haviam ouvido falar. possivelmente tratam como outra doença, sarna, fungo, etc.
troquei os comedouros por inox e ele só teve uma recaída quando foi mexer nos vasos de planta novos e passou terra no rostinho
desde então, sem problema :)
abraços e obrigada pelo texto!

Brucky disse...

Olá garotas!
Amei o blog, já estou seguinto via Google e via twitter!
Sou doida alucinada por gatos e esse texto veio como um alívio pro que vi ontem na minha filhota (a Cléo, uma persa silver de 5 anos e meio). O que ela tinha era um (somente 1, e grande) "cravo", acabei espremendo. Fiquei chocada que gato tb pode ter esse tipo de afecção na pele!
Parabéns pelos esclarecimentos e sigam firme e fortes no blog, é muito bom!

Ah, aliás, faz 2 anos que perdi um outro persa por obstrução na bexiga (macho, jovem, prestes a completar 2 anos). Foi horrível e sofrido, mas agora tenho 10 vezes mais cuidado com meus filhos (e aprendi a desconfiar de todo e qualquer veterinário "simplista").
Felizmente os demais estão bem, saudáveis, felizes e mimados, como todo filho de mãe coruja!

Anônimo disse...

oi, sendo acne...deveria sair só esfregando com sabonete?

A. disse...

Não, Luciene... :) Nem em humanos a acne sai com sabonete. Em felinos, com a pelarada toda, a coisa piora mais um pouco.
Bjo!