quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Nosso Filhos e o Cigarro

Semana passada, conversava com uma veterinária alemã, especialista em felinos, mais especificamente oncologia. Papo vai, papo vem e eu resolvi perguntar:

- Doutora, essa coisa de fumante passivo...vale também pros felinos?

Ela disse na hora que sim. O fumo passivo, pros nossos filhos, é ainda pior porque eles são menores, então a concentração é maior. Além de inalarem nossa fumaça, sem filtro, a carga de agentes que provocam câncer que fica circulando no sangue deles é ainda mais concentrada, por causa do porte dos felinos, fazendo um estrago maior e mais rápido. Faz sentido.

Mesmo assim, resolvi perguntar à algumas mães. O resultado foi espantoso! Das que perderam filhos para a doença ou que estão com eles doentes, 80% confirmaram que os bebecos conviveram com fumantes pelo menos por um ano das suas vidas (que corresponde em média a uns seis da nossa). É um número muito alto, se formos parar pra pensar.

Esse é um bom motivo pra parar de fumar. Olhe pro teu neneco, que te olha de volta com aquele Amor todo. Ele não tem pra onde fugir da tua fumaça. Ele nem quer, porque ama você e quer ficar por perto, mesmo que isso custe a vidinha dele e a saúde. Lembre-se de outros posts, como esse aqui e esse ;aqui.

Mas e você? Você ama mesmo seu(sua) filho(a)? Quer que ele/ela fique por perto? Quer vê-lo saudável?

Então pode apagar o cigarro AGORA! Seja ele seu, do seu marido, da auxiliar doméstica, do vizinho infeliz que fuma na janela e aquela pestilência entra na tua casa - já passei por isso. Não ao fumo, se não por nós mesmos, pelos nossos filhos!!

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu parei de fumar quando adotei meu primeiro bebê.

Eu sentava pra fumar um cigarro e logo aquela bolinha de pelo pulava no meu colo, aí entendi que eu não tinha o direito de fazer aquilo com ele.

Quando as pessoas perguntam como parei, falo que foi por conta do yoga, mas não foi, o responsável tem quatro patas lindas, não gosta da carninha do whiskas sachê (só do caldo), é lindo e mimado e se chama Lolo.

A. disse...

Pois é, Satya. Quando alguém me vem com aquele papo "ah, tem que fazer por você", eu digo que tem amores acima de nós mesmos, e por eles e portanto, somos capazes de tudo!

Beijos e firme aí sem cigarro!

Gata Lili disse...

Muito bom esse post...adorei saber, mesmo já disconfiando que isso poderia acontecer com nós bigodes.

A. disse...

Ai Lili.. espalha pra mais quem vc puder.
Beijos em vc e na sua mãe!

Anônimo disse...

Acabamos de mandar para um monte de gente que tem bebes peludos....
Esperamos que todas leiam e se conscientizem.
:)
Beijinhos nossos.
Petunia e Chouchou