terça-feira, 24 de maio de 2011

Como uma Manchete Pode Torcer um Estudo...

O Jornal O Globo - olha ele de novo - posta uma matéria: "Felinos domésticos atacam aves e outros animais silvestres." Até aí, tudo bem. Quem não quer se desfazer dos filhos felinos não vai usar isso como desculpa. Quem quer, vai usar essa ou outra. Enfim.

Aí eu comecei a ler. Na verdade, o artigo é uma defesa à criação indoor de felinos e à posse responsável. Por exemplo:

- A expansão urbana tem aumentado a importância de jardins para esses animais, o que contribui para maiores ameaças por conta da interação com felinos. É claro que não podemos culpar os gatos, mas isso também não nos impede de tomar precauções - afirmou o cientista.

Também aqui:
As maiores ameaças seriam os gatos de rua. Só que mesmo animais com lar também contribuem para uma matança que apenas no Reino Unido é responsável por quase 90 milhões de vítimas entre pequenos animais anualmente. Daí a sugestão do australiano de que os felinos passem mais tempo dentro de casa e, quando saiam, usem coleiras com guizos para alertar outros animais.


Oquei, tem um tom de cretinice quando eles pretendem limitar o número de felinos ao invés de criar leis que obriguem a criação indoor, mas no geral o cara só comprova o que sempre é dito: lugar de felino e qualquer outro pet é em casa! Cães matam também, inclusive crianças. Vai proibir? Não é mais fácil responsabilizar as famílias, castrar, etc?

Uma campanha de castração de animais de rua seria melhor. O que me chocou é que aqui no Brasil isso já é feito, enquanto na Europa ainda estão pensando se isso pode ou não! E vamos combinar, como assim os felinos domésticos andam pela rua? Pra vizinha jogar na lixeira, como vimos uma vez?

Outra coisa apontada é o abandono: "E a preocupação aumenta num momento em que a economia cambaleante tem resultado em casos e mais casos de abandono de animais por donos querendo economizar nas contas do mês."

Então vamos fazer uma manchete decente?
Que tal essa: donos irresponsáveis matam animais silvestres?

Pôr a culpa no felino é muito mais fácil. Fica mais bacana na foto, todo mundo se sente bem e quem se ferra é quem não pode reclamar.

Lindo...Mas lindo mesmo são os comentários, não percam.

2 comentários:

A Paraíso disse...

Olá!
Realmente é tão fácil culpar os "irracionais", não é?
Aqui na Europa varia de país para país a politica sobre animais. Em Portugal há cada vez mais a consciência de que gatos são em casa, mas ainda é um processo leeeeeeeeeento e aprendido à custa de atropelamentos, desaparecimentos, gravidezes, etc... Triste, mas é!
As politicas sobre animais são ridiculas, a ideia de controlo de animais errantes é mesmo levar para o canil de abate e pronto! Felizmente, cada vez há mais manifestações, abaixos-assinados e reportagens sobre a situação dos canis municipais, assim como cada vez há mais grupos de apoio (não estatais, claro) aos animais de rua, insidindo sobretudo na sua esterilização.
Mas é tudo muito lento...e a esterilização ainda é vista como contra-natura por muita gente. Um dia...quem sabe?

ReCriando disse...

Concordo com você!

Beijocas!