quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Semeando Problemas...

Muitas mães e pais adoram um jardinzinho. Rosas, margaridas, qualquer coisa que alegre os olhos. Alguns também plantam uma pequena horta, têm ali seus temperos. Mas, como já ouvi uma vez, nem todo líquido transparente é água pro teu filho, nem toda água cor de caramelo é guaraná - certo, escutei isso de um cachaceiro, que falava isso pra um outro que estava dando cerveja pro filho pequeno. Mas dá pra adaptar. O fato é que nem tudo a gente pode ter em casa, porque muitas plantas podem até matar nossos filhotes.

A mais famosa é a comigo ninguém pode. Mas a lista de ornamentais não pára:  espada de são jorge, azaléia, copo de leite, costela de adão, bico de papagaio, hortênsia fazem um tremendo estrago. Eu sempre tive hortênsias e azaléias, mas a galera nunca comeu. Só pra constar, mas é melhor não arriscar. Eu desconfio que o gosto seja muito ruim.
Mamona a gente já sabe que é supertóxico até pra ser humano. Abricó (damasco), botão-de-ouro, caladium, copo-de-leite, crisântemo, açafrão, narciso (bulbos), loureiro (frutos), azevinho, lírio (folhas, raiz e partes suculentas), hera, lírio-do-vale (folhas, flores, raiz), erva-de-passarinho (sobretudo os frutos),carvalho (bolotas, brotos novos e folhas), espirradeira, filodendro, alfena, jequiriti (sementes pretas e vermelhas brilhantes),estrela-de-belém (bulbo), rosário, carvalho venenoso e ervilha-de-cheiro (semente e vagem) e flores de Natal (as poinsétias).
 
Ainda no quesito comida, descobri que a cereja (galhos, folhas, tronco, frutos e caroços)também não é lá muito recomendável, assim como cogumelos e parte das batatas ("olhos" e brotos que deles se originam; a parte comestível da batata é segura). Numa lista tinha o pêssego, mas só o caroço. Agora, quem daria caroço pro filho comer? 

Pensando aqui, imagino que nem precise a gente dar coisa alguma. Eles vão lá, pegam, fazem de bolinha de futebol, de esfregador de irmão e tamos lascadas. Melhor mesmo, como sempre digo, é prevenir!

Um comentário:

Suzy disse...

Oi meninas tudo bem?
Adorooooo felinos...tenho um casal de irmãos. Ele é laranja (Tang)e ela é preta, a Cindy.
Por mim teria + uns 10 gatos, mas...
São graciosos, meigos, é tudo de bom.
Bj !