domingo, 22 de agosto de 2010

Vacina Pode Matar!

Atenção, mamães e papais do Rio e SP!

Uma mãe do Rio de Janeiro perdeu seu filhote com a reação à vacina dada pela Prefeitura do Rio, nesta última campanha! Outras várias perderam os seus em São Paulo.

Vamos aos números paulistas: Entre os dias 16 e 17, foram notificados 567 casos de reações adversas, sendo que 38% foram eventos considerados graves pela secretaria, como prostração, anorexia, dificuldade respiratória, convulsões e hemorragias A maior parte das reações tem sido observada em gatos e em cães de pequeno porte (até 6,5 kg de peso). Em São Paulo, 85,3% das reações adversas foram em gatos vacinados nos dias 16 e 17.(fonte: G1)

No Rio de Janeiro, mais casos com mortes. Números cariocas: 30% dos 21.499 gatos imunizados no primeiro dia da campanha no Rio, no sábado, apresentaram reações.

Citando a matéria do link, com adaptações: O funcionário público Cyro Fernando Fernandes, pai de Sheila Lili, 10 anos, que era o xodó da família,  gastou R$ 210 no veterinário para salvá-la: “Vacinei sábado e, domingo, ela entrou no soro, mas morreu terça. Agora, só vacino em clínica. É mais seguro”. O susto da aposentada Angela de Carvalho, 62, no Flamengo, também foi grande. Os seus sete gatos sofreram reação. “Três horas depois da vacina, ficaram sonolentos e não queriam comer. Entrei em pânico”, disse ela, que, por recomendação do veterinário, medicou os animais. “O último só melhorou na terça”, contou.

E leiam abaixo!

O Ministério da Saúde, responsável pela distribuição das doses, e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), fabricante da vacina, admitiram que os gatos são mais sensíveis à nova fórmula do produto. O presidente da Tecpar, Luís Fernando de Oliveira Ribas, disse que a morte de felinos era esperada. "É muito chato dizer isso para quem é o dono do bichano, mas podem ocorrer óbitos em 0,01% a 0,03% dos casos, particularmente em felinos, mais sensíveis à fórmula", explicou.

(uma entrelinha rápida......Chato?? A morte do meu, do seu filho é.. CHATO?? ESSE CARA É DEMENTE???? Vou lá dar vacina pro filho dele, se a criança morrer vou dizer.. Pô, que chato. E ninguém me venha perturbar o saco falando que criança é diferente de animal - e é, eu por exemplo não quis filhos - porque aqui é um blog de MÃES E PAIS DE FELINOS! Vai arrumar o que fazer e NÃO ENCHE! )

Ribas garantiu que a vacina é mais eficaz que a anterior. "Foi feita a partir da biologia molecular, sem a necessidade de cobaias, com eficácia superior a que fabricávamos antes, além de garantir imunidade à raiva por mais tempo", disse. A corrida de donos de gatos às clínicas veterinárias, segundo ele, não faz o menor sentido. "A vacina é a mesma, afinal somos nós os fornecedores do governo e da rede privada", explicou. Tá aqui, não estou inventando não!!! As cobaias provavelmente foram os nossos filhos!!!

Seguem os dados da Tecpar. Mâes e pais, manifestem-se!!
Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3775
Cidade Industrial de Curitiba - CIC
81350-010 - Curitiba - PR
Fones: (41) 3316-3000 / (41) 2104-3000
/ (41) 3346-3141
Fax: (41) 3576-1923
E-mail:tecpar@tecpar.br 

Essa criatura, esse Fernando, não é sequer veterinário para poder abrir a boca. Ele é clínico médico humano! Vejam aqui!

Aos pais e mães que perderam seus filhos, nossos sentimentos e o nome de bons advogados a quem precisar. É só deixarem comentário, hoje em dia tenho ótimos colegas pelo Brasil inteiro! Não pode ficar impune essa abominação!!! Aos pais e mães cujos filhos escaparam, solidariedade aos que perderam os seus: tweetem, repassem por email, ponham nas suas páginas de Orkut, escrevam pra tecpar. Apoio é fundamental e é a base da nossa pracinha!

Desculpem o tom iracundo, mas estou definitivamente irritada!

8 comentários:

laurabeu disse...

é amiguxa amada. é incrivel. nossos bb ficarem de cobaias.absurdo. tenho 8 anginhos. e todos muito mal com a vacina. quase perdi os velhinhos e a bb de 1 ano.ainda doe os ossinhos.e alegria só voltou agora.Amei o seus post. e seu blog. beijinhos no coração

Dona Mila disse...

Engraçado... a minha vacina quem fornece é a Virbac da França.

Reação vacinal é normal. Um pouquinho de prostração, inapetência, até febre. Mas não é normal uma casuística tão alta!

Por isso que eu sempre digo: a vacina antirrábica nas clínicas sai por menos de 10 centavos por dia! Vale a pena? :)

Amor & Miados disse...

nossa primeira gata foi vacinada em uma campanha. o stress que ela sofreu me fez prometer a mim mesma e meus futuros gatos que nenhum deles iria passar por aqui. a coitada voltou sangrando pq o infeliz que apRICOU a vacina parecia que estava batendo prego em pedaço de pau.

o arthur, mesmo antes de vir morar aqui em casa, sempre recebeu vacinas importadas da dra.alberluce e fora o trabalho que ele dá, por ser estressado, nunca tive nenhum problema.

tava na hora desses donos se unirem e PROCESSAREM o estado, pois vida animal é sim vida e é assustador e cruel achar que a morte deles é algo apenas "chato"

ReCriando disse...

E você está certa em ficar indgnada. Isso é realmente um absurdo. Minha solidariedade a todos!

Eu só vacino meus filhos em casa, com a veterinária trazendo a vacina da clínica. Todos os anos. A anti-rábica e a tríplice.

As pessoas não imaginam o que pode acontecer com vacinas... Minha filha (biológica) tomou a vacina contra paralisia infantil com 2 anos e teve paresia numa das pernas. Graças a Deus não teve sequelas, mas ela não toma mais vacina em posto de saúde de jeito nenhum! E essa vacina em questão, ela não toma mais e ponto.

E ai de quem disser que foi uma situação "chata". Nem gosto de pensar no que sou capaz de fazer...

Beijo!

A. disse...

Pois é, mãezarada! Vamos ver se os pais e mães se unem! Eu escrevi um email bem malcriado e recebi resposta pão com ovo. Vou postar aqui tb!

Vamos escrever tb!!

Laura, teus filhos tão melhor?

Mila, a vet das crianças morre de rir comigo. Ela dá a vacina e depois fica todo mundo no quarto gatil com a tonta aqui olhando um por um. Se um solta um pum diferente, tou ali de botuca.

Há quem queira filmar e pôr no Ioutúbiu!:-)

Mãe do Arthur, a minha terceira foi ser castrada na prefeitura e os pontos abriram sem ela lamber nem nada. Qse perco minha filha! Se meu ex marido não arruma a grana pra consertarem a merda feita, ela tinha morrido.

, eu fico pasma com a porcaria de serviço de saúde que a gente tem. Por isso que temos que votar MUITO CUIDADOSAMENTE pra deputado e senador, bem mais que pra presidente ou governador.`Pago imposto, quero o serviço bem feito!

Cândida Rosa disse...

Ora essa, reação é uma coisa agora morte? Que absurdo!
E que falta de consideração, para mim meus gatos são meus filhos se isso acontecesse com um de meus gatos eu ficaria muito revoltada, faria um escandalo!

Tati disse...

Gatos pertencem a uma espécie sensível. Isso não sou eu quem digo, as pesquisas já comprovaram.
É necessário ter em mente que, a realidade da clínica é diferente da realidade de uma campanha de vacinação em vários aspectos.
Na clínica o veterinário anota o histórico clínico do gato, faz o exame clínico e se necessário (e possível) exames complementares. Com base nisso ele prescreve uma dieta adequada, vermífugo, vitaminas, anti-parasitários (internos e externos), etc... Se tudo estiver em ordem o animal vai ser considerado apto ou não a ser vacinado.
Em uma campanha de vacinação não é realizado exame clínico. O animal simplesmente é contido, recebe uma 'injeção' e só.
Daí eu me pergunto quantos desses animais não estariam incubando alguma virose/infecção bacteriana, protozoária, etc...? Quantos desses animais são adequadamente alimentados? Quantos desses animais nunca receberam uma dose de vermífugo? Quantos desses animais não estavam abaixo do peso? Quantos animais estavam realmente aptos a receber a vacina?
O resultado de tudo isso é essa calamidade. Animais passando mal, sendo atendidos no dia seguinte pelo veterinário do Poder Público, vindo a óbito sem atendimento ou então sendo atendidos com ou sem sucesso por profissionais particulares.
Alertar o proprietário para possíveis reações adversas (e até óbitos) não é 'chato' é obrigação para que o socorro seja prestado o mais rápido possível. 'Chato' é não colocar um profissional para prestar atendimento imediato aos animais que apresentaram reações adversas.
Saúde Pública deve ser levada a sério. Não é porque é público que tenha que ser mal-feito.
Meus sentimentos a quem perdeu seus animais.

A. disse...

Cândida, eu espero que processem. Pra isso que Justiça serve, não é pra vagabundo ficar tentando fazer dinheiro com indenização em cima de vizinho e colega.

Bjão!!

Tati, não houve atendimento veterinário para os que passaram mal, todos foram parar em clínica vet. Se houvessem hospitais vet públicos, com gente concursada e gabaritada, duvido que a vacina tivesse sido dada à Bangu como foi.

Os gatos são sensíveis, mas foi a primeira vez que houve uma porcentagem tão alta de mortes e reações tão adversas. É dar assunto pra pensar e pros pais irem à juízo. Como vc disse, não é por ser público que tem que ser ruim, muito pelo contrário.

Beijos!!