terça-feira, 31 de julho de 2012

Viajando! - Levando seus filhos pra Europa!

Os preparativos pra uma viagem desse tipo comecam quatro meses antes dela. Sim, quatro meses. Explico.

Pra você entrar na Uniao Européia com seus filhos, é um processo trabalhoso, mas vale a pena. Você tem que ter, ao chegar no país, o CZI (certificado zoôsanitário internacional) e o laudo de anti rábica, além do microchip implantado. O CZI é dado no Brasil, na Vigiagro dos grandes aeroportos, e o laudo de anti rábica só é emitido pelo CCZ de Sao Paulo. O microchip é encontrado em qualquer vet, mas cuidado: tem que ser o que bate com os conferidores aqui da UE! Pra obter o CZI, você precisa ter o laudo, o certificado de vacinacao, um atestado de saúde (dado por qualquer veterinário) e o número do microchip.

O atestado é um capítulo à parte: vou colocar o texto num post só pra isso, porque eu e minha cunhada tivemos que voltar ao vet e depois de novo ao aero por conta da falta de uma informacao. Quero isso pra ninguém nao.


Vamos ao comeco. Digamos que você queira viajar em 18 de Agosto. O calendário seria este aqui (clique para abrir a foto em tamanho maior). Você precisa estar extremamente atenta às datas, ou pode se enrolar muito. A escolha do profissional que vai fazer a coleta do sangue é importantíssima, assim como a compra do microchip. Nós aqui compramos o da Biotech, funcionou. Nao aconselho olhar a agulha na hora que implanta, é enorme. Eu quase desmaiei. Eles nem miu nem piu, mas em mim doeu. 

A coleta do sangue deve ser feita por uma pessoa capacitada e o sangue centrifugado para separacao do soro e depois congelado. Nós fizemos isso no Hospital Veterinário Botafogo, inclusive o atestado, com a Dra. Fabiola Lobo e com a Dra. Adriana. Tudo superbem feito e tranquilo. A Dra. Erika fez a parte bioquimica e tudo correu bem. O problema é fazer a amostra chegar a Sao Paulo.

Tentamos burlar os correios, nao funcionou - nem tentem. A nossa sorte é que o pessoal da Ag. Voluntários da Pátria foi fora de série e quando a amostra bateu no aeroporto e voltou, eles colocaram na geladeira. Sem eles, iam furar meus filhos de novo - sim, porque tivemos problemas na primeira coleta.

Entao, como fazer? No nosso caso, dirigimos até Sao Paulo, deixamos a amostra e voltamos no mesmo dia. Os mineiros podem contar com a Tecsa. Os cariocas estao ferrados, porque aqui nao tem empresa que faca e os veterinários que trabalham com exportacao de animais nao vao te dar dica nenhuma. (Nao, o pessoal do Hosp. Vet. de Botafogo nao trabalha com isso.) Teve gente dando ideia de pegar sangue de outro gato que more mais perto do CCZ - realmente, nao tem como identificar o animal - mas toda vez que eu tentei sair da linha deu merda. Nao tenho cancha de malandra nem perfil pra fora da lei, entao a gente preferiu ir a SP mesmo. Movimentei minha cunhada para a viagem e mais uma amiga que foi pegar o resultado e me enviou. Tenso. Fico pensando que quem mora longe de Sao Paulo (imagina uma mae ou pai do Amazonas) vai suar, porque vai ter que fazer via veterinário. Já alerto que a maioria mete a mao.

Teve um no Rio que queria me cobrar 500 reais por felino (mais 200 reais do microchip), sendo que o exame custa 150 reais. E eu ia mandar exame dos seis. Desconto no transporte? Claro que nao. O que me cobrou mais barato foi o Dr. Rodrigo, na Barra da Tijuca. 380 reais por animal, mais o microchip, 120 reais. Detalhe, se você compra o microchip, custa em torno de 50 reais. Entendo que existe o trabalho da pessoa, mas vamos combinar que cobrar 500 reais num exame que custa 150 é meio brabo. E cobrar 120 pra implantar um treco que você comprou por 50 reais e nao leva nem cinco minutos....complicado também.  Mas, enfim, nao sei implantar microchip....ainda. Bom, o laudo do CCZ sai em 15 ou 20 dias úteis, mas é mais um prazo para evitar problemas (vai que atrasa, etc.)  que um prazo per se.

O laboratório de Zoonoses do CCZ de Sao Paulo é hiper profissional. Cuidadosos, respondem aos emails, prestativos ao telefone, amigáveis, tudo de bom. Aliás, foi assim o tempo todo em Sampa: gente solícita e pronta a ajudar. Sinceramente, amei o jeito paulista de ser e de trabalhar. Dra. Ana, Dra. Alice, Silvana, todas maravilhosas!

Por incrível que pareca, o que pode te dar mais dor de cabeca é a companhia aérea. Nao voem TAP se quiserem ir com os felinos na cabine, já aviso. Eles afirmam poder levar animais com os passageiros, mas é tudo mentira: eles dizem que o transporte tem que medir 115cms no total, mas o espaco embaixo dos assentos nao dá pra nada e se você embarcar no Rio, a incompetência assusta. Enviar via cargo é super tranquilo, chega todo mundo bem, mas nao te iludas no conto da cabine. Documentem tudo, todas as promessas e nao embarquem sem estar tudo de acordo com o prometido. Atrasem o voô, segurem, chamem a polícia, pintem o diabo, mas nao deixem a aeronave sair sem estar tudo como deve ser. Eles cobram, nao é barato e uma brincadeira dessas pode te comer pelo menos 150 dólares por felino.

Entao, vamos lá: você já tem o microchip, já tem o laudo, fez as reservas. O que falta? O atestado de saúde e a compra dos transportes. 

O atestado vai em post extra. A compra dos transportes, mais uma vez, abram o olho. Eu comprei EXATAMENTE o que me orientou a TAP e deu problema. Documentem tudo, tenham tudo impresso. Nao deêm bobeira porque depois pra correr atrás de sumico de mala ou coisa pior é complicado. Guardem todas as notas, tudo!!!

E boa viagem!



Nenhum comentário: