sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Levando Felinos na Cabine.

Quando resolvemos  a companhia aérea, escolhemos a TAP, cujos avioes menos queda tem pelo chao e podia levar animal na cabine. No site tinham as especificacoes para cabine e porao. Telefonei pra ter mais certeza: era comprar o petsmart flexivel, o mesmo aprovado pela United Airlines e tudo beleza. Pros do porao, mesmo petsmart, mas maiorzinho, rígido, com local pra comida, etc. 

Em que universo cabe um carrier aqui?
Beleza mesmo? Vamos ler aqui pra galera da cabine.

As dimensões da caixa de transporte não podem exceder 48cm de comprimento, 32cm largura e 25cm altura.


A caixa de transporte do animal deverá ser colocada por baixo do assento do passageiro responsável para que não seja obstruída a livre passagem na cabine.

Problema: debaixo do assento nao cabe nem nossos pés, quica a caixa que eles recomendam. Embaixo do assento tem um apoio, que simplesmente inviabiliza a colocacao da caixa ali! E olha que a minha caixa era flexível. Ficamos naquela sinuca e fui acomodada numa fila lá atrás, que nao dava pra reclinar. A minha cunhada foi lá na frente, já que ela tem quase um metro e noventa de altura. Nove horas e meia assim. 

Foi um pesadelo que comecou antes do aviao alcar vôo. Na hora de embarcar, já no finger, na fila pra entrar pela porta do aviao, um cara da TAP meteu a mao na minha mala de mao, dizendo que eu nao ia poder embarcar porque tinha muita coisa. Nao entendi lhufas, porque tinham nos cobrado quase mil dolares, tanto de uma mala extra de porao quanto de mao, já que eu estava com um carrier pros felinos. A confusao estava armada. O cara do check in tinha pesado minha mala de mao, COBRADO o extra e eu ali achando que estava tudo bem. O funcionario que veio pra cima de mim no finger gritava, eu apavorada porque estava com meus filhos e fiquei com medo dele chutar ou pisar o carrier e acabou que eles simplesmente levaram minha mala de mao embora. Nao fosse um passageiro ter ficado com pena e me dado um lacre, minha mala teria ido aberta. Dentro dela, fotos de avós e bisavós, coisas importantes. 

Notem bem: estávamos de acordo com o que estava no site. Em nenhum momento está escrito que ao levar um animal, você abre mao da sua bagagem de mao, até porque ela vai NO COMPARTIMENTO SUPERIOR e é UM DIREITO SEU, está incluso na passagem. O que é extra é o carrier do animal, e por isso é pago.  Paguei os que foram no porao, e tudo conforme as normas da IATA e da TAP. Gastamos uma nota! Se somar os carriers e o que pagamos de extra,  chega mais de dois mil dólares. 

Cuidado pais e maes: nao dá pra confiar, pelo menos na TAP. Informem-se com outros passageiros antes de escolher a companhia. As criancas chegaram bem, mas eu fiquei um trapo. Chorei a primeira hora e meia de vôo inteira e nada mais prestou a partir dali.

A mala? Ah, a mala de mao sumiu e só apareceu na quarta - chegamos segunda -  depois de várias pessoas  irem à página de Facebook da companhia reclamar. Tivemos que pagar o táxi até o aero pra ir pegá-la e ao abri-la, haviam coisas quebradas e um santinho de prata do meu avô, que tinha a minha foto, havia desaparecido.

TAP, nunca mais, pelo menos nao saindo do Rio de Janeiro. Desaconselhamos VEEMENTEMENTE a companhia para quem quer levar animais na cabine. 

13 comentários:

Anônimo disse...

Partilhado!
http://www.facebook.com/mspetsitting

Linda disse...

Nossa que horror!
Imagino como foi pra você conseguir curtir a viagem depois disso.
Mas não tinha como adivinhar né? E o problema nem foram as crianças,a companhia é que é ruim mesmo.
Vi uma resposta sua à um comentário no post passado sobre ter pensado em parar de escrever. Por favor, não faça isso!
Você escreve muitíssimo bem e nos ensina muitas coisas.
É tão divertida!
Nós, mamães de felinos, precisamos ter um lugar assim para conversar e trocar experiências sobre nossos pimpolhos.
Você tem alguma dica pra me dar, sobre algo que tire o cheirinho do pipi deles das coisas?
O Rodolfo caiu da varanda do prédio quando tinha 3 meses. Fez uma cirurgia de emergência, e corria o risco de nunca mais andar.
Graças à Deus e às minhas orações o meu filho hoje é perfeito, mas ele solta xixi de vez em quando na cama ou no sofá.
Nós compreendemos e damos à ele todo carinho, mas o cheiro na casa está ficando insuportável.
Se você tiver alguma dica vai me ajudar muito!
Beijão!

Tacia disse...

Nossa, que palhaçada tudo isso. Parece até que embarcar com um animal é o mesmo que uma bomba. Um abusrdo eles tirarem sua vantagem de levar mala de mão, pq como vc disse vai ficar amarzenada em cima. Que pesadelo, sinceramente, lendo várias experiências de pessoas que já viajaram com animais, me faz pensar se existe uma companhia que leva a sério nossos bichinhos.
Beijo.

ૐ Adriana Sanches ૐ disse...

Nossa, fiquei apavorada só de imaginar...
Mas valeu a dica!
Bjs

A. disse...

Linda, sabe o que resolveu? Vinagre. De prima, vc vai se sentir uma salada, mas tira o cheiro bem mesmo. Se vc fizer uma camadinha de bicarbonato e depois que secar, tirar com folha de papel absorvente, fica menos cheiro ainda. Faz e conta pra gente se funcionou com vc tb. Beijos

Tacia, queria saber se existe mesmo. Reza a lenda que a air canada e a air france sao tranquilas.

Obrigada pelos elogios, gente! :D

maria grazia disse...

Queridas, somos as mulheres mais felizes do mundo.Ser escolhida para dividir a vida com estas crianças é um privilegio.Se forem viajar com o bebe dentro do Brasil,voem com a AVIANCA na cabine até 5Ks e eu uso um conteiner em tecido impermavel e coloco uma fralda no fundo.Eles são muito gentis e se salvo qualquer engano da minha parte é cobrado 4 ou reais o quilo.Para a Europa eu uso a LUFTHANSA,maximo 8ks,o valor é proporcional ao peso ou a ALITALIA, limite de 10ks mas a tarifa é unica e mais cara, o espaço entre as poltronas tambem é maior.Paga-se mais caro mas a viagem é mais confortavel.A partir do ano passado a ALITALIA tem voos regulare saindo Rio de Janeiro,ela é a melhor opção.As outras Cia.aereas eu nunca usei as minhas NÃO VIAJAM NO PORÃO,(a criança vai na poltrona e eu no porão).Segundo uma funcionaria da cia italiana não são todas as transportadoras que tem o porão climatizado, a ALITALIA tem.Quanto a TAM carissima ,no porão JAMAIS.Um abraço e espero que tenham a mesma experiencia que eu tive.Beijos nas crianças.

A Paraíso disse...

Numa altura em que quase toda a minha geração está a pensar emigrar (a situação aqui em Portugal não está propriamente a melhor...), eu coloco logo um travão à ideia com medo de levar os meus filhotes para fora! São as chatices da burocracia (tenho ideia de que sair da União Europeia ainda é mais complicado) e das viagens!
O mais triste é que começa a ser mais uma justificação para o abandono de animais "vou para o estrangeiro", "a crise", além das típicas como as férias, o soltarem pelo (que surpresa, né?), o terem filhos, etc...
Quanto à TAP, bem, tem fama de ser das melhores da Europa, mas com tanta parvoíce está é em risco de ser privatizada (mas isso são outras histórias...). Costumava viajar cá dentro com a minha tartaruga (supostamente tinha de pagar taxa e mais não sei o quê, mas nunca me pediram nada)e levei a "minha mais velha" uma vez. Vomitou na gateira e nunca mais repeti, mas não tive problemas... mas na verdade eram outros tempos, levava peso a mais sem pagar, os líquidos não eram questão..Enfim, outros tempos!!!
Um beijinho a todos!

Anônimo disse...

Se até a gente fica com claustrofobia imagine um animalzinho nessas condições????

A. disse...

Oi Maria Grazia!

Muito obrigada pelas informacoes, bom saber da Alitalia. Hoje em dia sou viajante frequente e posso precisar levar os pequenos, mas dessa vez, viagem pequenita...heheheh

Paraíso, nao emigres achando que no Brasil vai bem porque nao vai. Há vários iludidos, depois ficam chorando as pitangas por causa da violência. Se quiser, escreve-me, conto mais.

Unknown, pois é, outra dessa nunca mais. Mas deixar meus filhos pra trás, tb nunca. Eu eu precisei vir pra cá, por causa do doutorado. Mas deixar meus nenecos...jamé.Abracos!

Anônimo disse...

Olá mães, a minha gatinha é a Lily, estamos nos mudando de malas, cuia (somos gauchos) e a casinha dela para a Inglaterra. A nova empresa (inglesa) parece que somente autoriza viagem pela British e essa não aceita animais a bordo, somente no Porão. Vi recomendações da Lufthansa e da AliItalia (que eu já voei e não gostei, perderam as minhas malas, hehehe). Alguem já fez Porto Alegre - Londres com bichinho? Lufthansa vou ter que parar na Alemanha, provavelmente.. E vou ter que encarar Tam ou Gol para ir até SP. Aff, que dó da Lily!!

A. disse...

Mae, pra entrar na UE, o problema é maior que se pensa. A Air France topa animais na cabine, a maioria é tranquila, mas a novela da legalizacao do filho felino é que é da peste. Confira TUDO. O aeroporto de entrada na UE é que vai conferir a doc.

TAM ou Gol JAMAIS porao. Se ficar mto ruim, vá de carro ou busao,sério. É arriscar a vida da Lily.

Qq coisa, escreve pra gente.

Anônimo disse...

Muiito obrigada por sugerir a Air France!! É bom para nós, que temos o cartão deles! ;)
As chatices legais já estão resolvidas há um bom tempo, para prevenir. Agora a Inglaterra adotou a mesma regulamentação que a União Européia, então está ok. Lily já está microchipada, com exame de sangue feito e resultado em mãos e tempo de quarentena doméstica ok! Está prontinha, só falta essa mãe decidir a cia aerea! Pode deixar que vou pesquisar azul e outras, tentar uma alternativa. Muito obrigada mesmo!

A. disse...

De nada...hehehehe..tamos aí pra isso mesmo!
beijos